Tecnologia e Contabilidade: o que muda para o contador?

À medida que o tempo passa, mais a tecnologia avança rumo a transformação digital. Em um processo irreversível, inúmeras atividades e profissões vem sendo modernizadas, dando lugar a ferramentas e sistemas inteligentes.

Segundo o mesmo ritmo, a contabilidade tem apresentado atualizações e
funcionalidades que tornam suas tarefas cada vez mais automatizadas, como software contábeis e sistema de integração. Com isso, algumas consultorias acreditam que a tecnologia vai substituir também o contador.

De acordo análise feita pela Ernst & Young, até 2025 a contabilidade é uma das profissões que podem vir a ser substituídas por tecnologia. Tudo isso aconteceria com sistemas que integram as informações presentes nos sistemas públicos e privados, estando disponíveis sem precisar, necessariamente, de uma pessoa no comando.

Mas será que isso é possível? Continue a leitura!

Futuro da contabilidade

Se você está se perguntando se a tecnologia vai substituir os contadores, a
resposta é NÃO! O contador vai muito além de entregar folhas de pagamento e obrigações fiscais, é responsável também por se relacionar e prestar o melhor atendimento possível.

Essa mudança do mercado é apenas a necessidade em transformar processos ultrapassados em processos automatizados, que vem não para tomar o lugar do contador, mas para otimizar suas atividades, colaborando com sistemas mais ágeis e transparentes.

Além disso, a capacidade analítica e interpretativa do profissional tem sido exigida para a superação de diferentes desafios e na construção de alternativas para situações complexas do ambiente corporativo. Por isso, a tecnologia é e será mais um facilitador no trabalho contábil.

Os benefícios da tecnologia na contabilidade

Apesar de acharem que a tecnologia pode substituir não só a contabilidade, como outras profissões, isso não procede. A tecnologia, assim como outras novidades vem para beneficiar a contabilidade, e os profissionais que se adaptarem terão resultados satisfatórios.

Entre as tecnologias utilizadas por contabilidades, o sistema de gestão web ERP tem se destacado por integrar e tornar os processos contábeis mais ágeis e práticos. Imagine deixar de lado toda aquela papelada e burocracia de enviar e anexar documentos e ao mesmo tempo garantir a segurança das obrigações fiscais e financeiras.

Confira os principais benefícios que a contabilidade tem com um software de gestão integrado.

Maior prazo: com o fim da perda de tempo com burocracias, como o envio de documentos e relatórios físicos ao contador, sua equipe terá maior tempo para focar em ações estratégicas de maior impacto.

Economia com serviços: além de ganhar mais tempo, também é possível fazer economias, eliminando a contratação de serviços anteriormente necessários, como o trabalho de motoboys para envio de documentos, por exemplo.

Precisão das informações: a integração irá eliminar erros de digitação e por isso, problemas como o envio de informações erradas ao Fisco ou outros órgãos reguladores serão eliminados.

Legalidade: guarda legal dos XMLs das NF-es recebidas e emitidas dentro do sistema pelo tempo estabelecido por lei. Isso irá garantir a manutenção do acervo e liberar o acesso desses documentos para o contador. Esta facilidade pode evitar muitos problemas, como multas e penalidades que poderão atrapalhar o crescimento da empresa.

Organização: com a simplificação de todo o controle sobre o pagamento correto dos impostos, sua empresa dará um grande passo para conseguir se manter organizada financeiramente.

Ter uma contabilidade que opere com um web ERP, ou seja, com um sistema de gestão online, é o primeiro passo que o contador estará dando para se adaptar às novas tecnologias. Buscando aperfeiçoar seus processos e se destacando no mercado competitivo.

A W3ERP possui um sistema que integra todos os dados e informações necessários para prestação de contas, a gestão terá mais agilidade e praticidade.

Autor: W3ERP

Posts relacionados