fbpx

A importância da Conta PJ para a contabilidade

Separar a pessoa física e jurídica é fundamental para o sucesso de uma empresa. Vamos te contar a importância da conta PJ para a contabilidade!

A conta PJ é uma ferramenta essencial para o dia a dia financeiro de qualquer empresa. Com ela, é possível organizar melhor a rotina, e alcançar os objetivos fica mais fácil. Além disso, para a área de contabilidade, essa separação facilita muitos processos.

Para as empresas, ter todas as entradas e saídas concentradas em um lugar só agiliza a rotina do setor. Cartões corporativos no nome da empresa, um extrato completo e fácil de ser acessado, e cobranças automáticas ajudam o fluxo financeiro a andar mais facilmente, e a reduzir o trabalho manual da equipe no comando.

Por isso, separamos aqui os principais benefícios da Conta PJ para a contabilidade. Mas antes, vamos explicar também qual é o papel da contabilidade das empresas.

O papel da contabilidade

A contabilidade é a área que coloca em prática funções de registro e controle relativas a atos e fatos da economia e da administração. Ela estuda e controla o patrimônio das empresas por meio de registros contábeis dos fatos, e suas respectivas demonstrações de resultados
produzidos.

A importância da contabilidade para as empresas abrange as rotinas relacionadas às obrigações acessórias, o planejamento financeiro e o planejamento estratégico. O contador é responsável pelo departamento fiscal e contábil, que envolve a transmissão de obrigações, as quais dependem de informações contábeis corretas coletadas em notas fiscais, relatórios financeiros e extratos bancários.

Além disso, o contador também tem a rotina de gerar relatórios ou demonstrativos gerenciais para a tomada de decisão dos gestores, além de terceirização das atividades administrativo-financeiras, por meio do serviço de BPO (Business Process Outsourcing) financeiro.

A importância da Conta PJ para a contabilidade

Evite a Confusão Patrimonial

Confusão Patrimonial é a falta de separação clara entre os gastos da empresa e de seus sócios. Ela gera uma grande confusão no caixa da empresa, atrapalhando assim o planejamento financeiro e, consequentemente, o sucesso do negócio.

Em uma eventual ação da empresa, se comprovado que não há separação entre o patrimônio dos sócios e da pessoa jurídica, o juiz pode decidir estender dívidas ou obrigações aos sócios, empresários ou acionistas.

Com a conta PJ, esse problema pode ser evitado facilmente, além de facilitar o Princípio da Entidade, uma vez que as ações dos sócios não serão confundidas com as da empresa. Princípio este que reconhece o Patrimônio como objeto da Contabilidade e afirma a autonomia patrimonial, a necessidade da diferenciação de um Patrimônio particular no universo dos
patrimônios existentes.

Profissionalize o fluxo de caixa

Atualmente, muitas empresas entenderam a importância de profissionalizar o fluxo de caixa para conseguirem sobreviver a crise econômica do país, consequente da pandemia em que vivemos.

A Conta PJ oferece serviços bancários como pagamentos e transferências por aplicativo ou internet banking, e reduz os custos com transações e boletos. Além disso, um extrato unificado está disponível para centralizar as movimentações, e facilitar ainda mais a vida do contador.

Linker: Banco Digital PJ 100% digital

O Linker é nosso parceiro e oferece uma conta PJ digital completa e cheia de soluções pensadas para o sucesso das empresas.

Para facilitar a comunicação com o contador, o extrato da Conta Linker é prático e funcional, e pode ser exportado automaticamente nos formatos CSV, XLS, PDF, OFX, e enviado ao contador mensalmente. O documento exportado apresenta os dados da conta, o saldo ao final de cada dia, um total com as entradas e saídas do mês, e todas as transações da conta no período escolhido.

Assim que abrirem a Conta Linker, as empresas também terão acesso a cartões corporativos, físico e virtual, para fazer compras, assinar ferramentas online e pagar cobranças recorrentes. Tudo isso sem análise de crédito e sem limite, uma vez que o saldo dos cartões são integrados ao saldo disponível em conta.

Por fim, com o Linker, as empresas podem contar com um atendimento que funciona, sem filas, via chat, WhatsApp ou Redes Sociais.

Benefício Rupee na Conta PJ

A conta PJ digital envolve menos burocracias, mais agilidade e menor custo. E para melhorar ainda mais a sua experiência, clientes Linker têm 10% de desconto em qualquer plano do Rupee para novas contas.

Conheça o Linker e faça seu cadastro em minutos para ter uma conta PJ gratuita e cheia de soluções para as empresas.

Conteúdos que você pode gostar

Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005