
Todas as atividades empresarias possuem obrigações contábeis altamente burocráticas e complexas, contudo, em alguns seguimentos os desafios são ainda maiores, como na contabilidade aduaneira.
Se gerir e organizar a contabilidade no âmbito nacional já é de extrema importância para o cumprimento de obrigações financeiras, legais e fiscais, no comercio exterior essa gestão se torna ainda mais complexa, pois, além da legislação nacional, o setor contábil ainda precisa lidar com as normas e leis internacionais.
A contabilidade de uma empresa exportadora, precisa garantir que todas as exigências sejam cumpridas, que os dados sejam precisos e que as licenças sejam retiradas no prazo. Sem uma gestão eficiente na contabilidade aduaneira, fica muito difícil alcançar esses objetivos.
Responsabilidades da contabilidade para exportação
Uma empresa aduaneira, precisa ter uma contabilidade preparada para lidar com a análise da carga tributária sobre os produtos que são desenvolvidos ou comercializados pela mesma.
Os profissionais envolvidos precisam fazer o levantamento e cumprir as exigências sobre os impostos relacionados ao comercio exterior, como:
- Imposto de Importação;
- PIS/COFINS;
- Contribuição Social;
- IPI;
- ICMS;
- ICMS ST;
- Impostos Recuperáveis;
- Taxas relativas às operações internacionais.
Ainda fica a cargo do setor contábil realizar os procedimentos necessários em relação a códigos da Nomenclatura comum do Mercosul (NCM). É por essa tabela que se torna viável determinar a natureza e a classificação fiscal de produtos ou mercadorias.
Existem penalidades aplicadas pelo descumprimento de obrigações legais em operações aduaneiras. Em casos que aconteçam irregularidades , a empresa corre o risco de ter seus produtos apreendidos, perder a carga e até sofrer bloqueios em transações comerciais futuras.
Além das penalidades acima, a empresa ainda terá que arcar com altas multas pelas irregularidades cometidas. Para evitar tais problemas, a melhor forma é ter um processo de gestão contábil organizado,garantindo que essas rotinas sejam cumpridas de forma correta e dentro do prazo.
Organizando a gestão da contabilidade aduaneira

As funções da contabilidade de uma empresa exportadora podem variar em relação aos produtos que são comercializados, o que dificulta ainda mais a organização e visibilidade completa do processo. Por essa razão de faz necessário um suporte para manter essa rotina em dias.
Em alguns casos, as empresas decidem por contratar profissionais para controlar esses processos, seja dentro da empresa, ou em uma empresa de contabilidade terceirizada.
Aumentar o time contábil para garantir a compliance da contabilidade aduaneira normalmente sai caro, terceirizar, embora não seja tão dispendioso, tira da empresa em si o controle do processo, o que diminui a garantia de visibilidade do trabalho.
A melhor solução para manter a organização e a gestão das obrigações contábeis de uma empresa de exportação é contratando uma solução~tecnológica para a gestão contábil da empresa.
Essa foi a solução encontrada pela SBM OFF Share, e por inúmeras empresas do setor. Se está lidando nesse momento com a dificuldade de manter a visibilidade e organização dos processos contábeis de uma empresa aduaneira. Conte com a Ruppe.
Veja mais sobre como o software Ruppe pode ajudar sua empresa de exportação a ter mais visibilidade e não perder prazos das suas tarefas fiscais.
Quer nos conhecer mais? Visite nosso Instagram
Saiba mais sobre a Rupee e nosso CEO Guilherme Baumworcel, siga nossa página no linkedin