fbpx

Estratégia contábil: Como crescer seu escritório com a ajuda do seu time.

Todo empreendedor contábil sonha em ver seu escritório crescendo, recebendo novos clientes e voando alto, mas para alcançar esse feito é preciso acertar na estratégia contábil.

Muitos especialistas ensinam diversas estratégias contábeis para crescer seu negócio de contabilidade, mas existe uma coisa que todas elas têm em comum. Não podem ser implementadas sem a ajuda de dos colaboradores.

Um dos grandes fatores que contribuem para uma empresa crescer do seu mercado é a capacidade do seu líder em delegar tarefas. E acredite, delegar é mais difícil que fazer o trabalho!

Todos os dias você, líder contábil, precisa lutar contra a vontade latente de tomar conta de todas as tarefas importantes para garantir que tudo dê certo.

Sei que você não gosta da ideia de deixar seu controle de lado e demandar que outras pessoas cuidem de tarefas que aos seus olhos são importantes.

Mas, se você quer ver seu negócio crescer, precisa entender que não pode ficar focado nas coisas operacionais, precisa aprender a soltar o que não é crucial para o crescimento e confiar que sua equipe irá realizar um bom trabalho.

Normalmente, líderes deixam o medo de delegar o trabalho superar a vontade de tirar das costas as responsabilidades excessivas, mas não abrir mão do controle pode te levar a um líder estressado e esgotado, físico e emocionalmente, tenho certeza que você não quer isso.

Se você se sente preparado para deixar de lado o controle e começar a delegar tarefas, este artigo vai lhe guiar com algumas estratégias contábeis para aprender a delegar como um chefe, sem deixar e continuar no controle do seu trabalho, a ainda foocar nas estratégias contábeis de crescimento.

Se você luta com a delegação ou quer aprender como ser um delegador mais eficaz, continue lendo. Este post abordará o medo de delegar, por que você deve delegar tarefas e a importância de delegar para sua equipe. 

Por que muitos líderes deixam de delegar tarefas?

Para muitas pessoas que estão em posição de liderança e autoridade, delegar parece tirar algo das suas mãos. Muito fatores podem ser causadores do medo de entregar o trabalho de forma autônoma na mão de outra pessoa, mesmo essa pessoa sendo seu colaborador. Mas todos os caminhos passam pela falta de confiança.

Primeiro medo ao delegar atividades

Um dos pensamentos mais latentes e comuns é que é mais rápido e mais fácil se você mesmo fizer o trabalho por conta própria, assim evita erros e retrabalho.

Até que você não está errado no seu pensamento, só que essa escolha pode até funcionar a curto prazo, mas a longo prazo só vai lhe trazer esgotamento pessoal e uma equipe que nunca alcança seu potencial máximo.

Não irei lhe garantir que delegar não causará erros, pelo contrário, seus colaboradores são seres humanos e irão errar, mas faz parte do processo de amadurecimento. Se você reservar um tempo para delegar trabalho à sua equipe e confiar a eles essas tarefas, eles gerarão eficiência ao longo do tempo.

Você precisa começar a se ver mais como um catalisador na solução de problemas do que como um solucionador de problemas. Em outras palavras,você que pensa é mais rápido fazer tudo sozinho (você mesmo), precisa mudar a sua mentalidade.

O maior valor agregado de um líder é ser capaz de gerenciar outras pessoas para fazer o trabalho, e não ser uma pessoa que tudo tem que voltar para você.

Segundo medo ao delegar atividades

Outro medo que vive no dia a dia dos líderes, é não ter a certeza que a tarefa será realizada corretamente,principalmente líderes de equipes contábeis, onde um erro gera problemas difíceis de solucionar.

Mas, mesmo que seja difícil assistir de camarote alguém cometer erros, você precisa ser maduro o suficiente para entender que quando sua equipe errar, ela também estará aprendendo com uma tarefa difícil, e desenvolvendo a precisão necessária para evitar que cometer esses erros no futuro.

O medo de que os membros da equipe não tenham o treinamento adequado também faz com que os gerentes relutem em delegar. Se isso é algo com o qual você luta, procure opções de treinamento para sua equipe.

 Dedicar um tempo para ter uma equipe devidamente treinada irá ajudá-lo a construir confiança neles.

Embora pareça contra-intuitivo, delegar tarefas em toda a empresa é a melhor maneira de superar seus medos. Ao dar à sua equipe algo para realizar, você pode construir a confiança que eliminará suas preocupações.

Como delegar tarefas do jeito certo

Um dos fatores mais importantes de delegar tarefas é que você ganha a capacidade de aproveitar seu tempo para os trabalhos mais complexos e estratégicos que precisam ser priorizados, em vez de trabalhos rotineiros e triviais. Delegar trabalho abre oportunidades para promover força e crescimento dentro de sua empresa.

Claro, você não vai sair distribuindo o trabalho de qualquer forma. É importante avaliar a dificuldade da tarefa e a maturidade de cada colaborador para escolher o que, como e para quem direcionar a tarefa.

 Emparelhar o membro adequado da equipe com uma habilidade apropriada cria a melhor oportunidade para o sucesso. Existem quatro categorias de nível de habilidade que você deve considerar ao delegar trabalho.

Como dividir as habilidades do time contábil

  • Habilidades básicas: As habilidades básicas consistem em tarefas do dia a dia que requerem pouco treinamento. O trabalho que exige habilidades básicas pode ser realizado por alguém que não tenha treinamento especializado em sua empresa.
  • Habilidades básicas de contabilidade: O trabalho de necessita de habilidades básicas de contabilidade requer alguém que está apenas começando sua carreira contábil. Tarefas que exigem habilidades básicas de contabilidade precisam de alguém com conhecimento conceitual da profissão que possa aplicar esse conhecimento ao seu trabalho.
  • Habilidades avançadas: As habilidades avançadas são aquelas que exigem um conhecimento aprofundado no tema. você deve delegar esse nível de trabalho para alguém especializado na área.
  • Trabalhos de maior valor: Os trabalhos de alto valor devem ser executados por pessoas com capacidade analítica e estratégica. Esses são os trabalhos que talvez precisem serem executados por você ou por colaboradores com cargos mais específicos para tomada de decisão e geração de receita.

Veja aqui esse vídeo sobre como gerir sua equipe de forma eficaz

Dividir as tarefas nessas quatro categorias permite que você entenda melhor quem deve trabalhar em cada uma delas. Se as tarefas que você está tentando realizar não refletem seu nível de habilidade, é um excelente momento para considerar a delegação de tarefas.

Quando você pensa no dia-a-dia e nas atividades que está priorizando em comparação com seu nível de experiência, o que sente?

Se você está fazendo exatamente atividades compatíveis com seu cargo, tudo bem, mas se percebe que não está aproveitando seu tempo quando está trabalhando, precisa rever e delegar.

Ao delegar as tarefas adequadas aos níveis de habilidade de sua equipe, sua empresa pode colher os frutos da delegação. É importante delegar trabalho à sua equipe para manter sua empresa funcionando em seu potencial máximo.

Saiba mais sobre a importância de delegar

Você já sabe que os benefícios de delegar tarefas são inúmeros, mas também sabe que é complicado transferir as atividades e responsabilidades para outros.

Delegar o trabalho é uma grande oportunidade para os membros de sua equipe assumirem mais responsabilidades e aliviarem sua carga de trabalho. Como resultado, sua você verá um setor contábil com mais eficiência e terá um desempenho de alto nível. 

Dividir as tarefas com sua equipe também permite que você deixe de lado tarefas rotineiras e se concentre em habilidades de nível estratégico e decisório se tornando uma pessoa de destaque na carreira capaz de realizar habilidades que são compatíveis com seu cargo. Você não irá ocupar um cargo estratégico sendo um líder executor.

Se você tem dez ou quinze anos de experiência, aprendeu muitas coisas com a experiência de trabalho. Quanto mais tempo você gasta na área de habilidades básicas, normalmente, você está fazendo algo que outros poderiam fazer. 

Em outras palavras, as coisas que você pode delegar permitem que você gaste tempo em habilidades de maior valor. Se você está gastando muito tempo fazendo coisas que outra pessoa poderia fazer, essa é uma oportunidade de identificar onde você pode delegar algo.

É como um resultado em cadeia:

  1. Quando você delega bem, oferece oportunidades de aprendizado para sua equipe. Essas oportunidades permitem que os membros de sua equipe se tornem mais confiantes em seu trabalho. A confiança que eles ganham beneficia sua empresa criando autonomia: 
  2. A confiança do seu time proporciona uma sensação de realização no desenvolvimento da equipe. As pessoas para quem você trabalha se sentem empoderadas porque foram capazes de tentar algo novo, sentiram-se desafiadas e melhoraram nisso.
  3. O conhecimento que sua equipe obtém com a responsabilidade que você atribui a eles reverbera em seus trabalhos, e sua equipe ganha cada vez mais habilidades com a experiência do mundo real.
  4.  Essa experiência ajudam seus colaboradores a crescer individualmente e a dominar habilidades anteriormente inatingíveis. Um efeito colateral desse processo é uma equipe de alto valor.
  5. Uma equipe de alto valor ganha visibilidade e espaço na empresa, e o maior beneficiado é o seu líder, ou seja, você.

Mas, delegar tarefas é um ato de coragem e confiança. Quando você desenvolve confiança com sua equipe, é capaz de mostrar a eles que está disposto a dar a eles novos desafios no trabalho e que se não sair perfeito, vocês irão resolver juntos e encontrar uma nova maneira de avançar com melhores habilidades no futuro.”

Se você quiser uma ajudinha parta saber como e o que priorizar para cada membro da sua equipe, veja aqui como a Rupee te ajuda a ter visibilidade dos processos e do seu time contábil . 

Conteúdos que você pode gostar

O Tsunami tributário e suas complexidades

Com um processo tributário mais bem desenhado e organizado dentro da sua empresa, o seu contador e tributarista poderão gastar um tempo maior em se planejar e estudar os impactos dessa nova legislação e de outras no seu negócio.
Ler mais »

Contabilidade 4.0: as novas tecnologias revolucionando

A contabilidade é uma das áreas mais importantes e tradicionais do mercado, e assim como vários outros setores, está passando por mudanças que envolvem a tecnologia e com isso surgiu a contabilidade 4.0. Esse avanço tecnológico em diferentes áreas fez com que

Ler mais »

Organização contábil: 5 Melhores aplicativos de calendário compartilhado

Os gestores e operadores de setores contábeis buscam constantemente tecnologias que aumentem a produtividade, melhorem a organização contábil e façam as equipes trabalharem juntas. Os aplicativos de calendário são uma excelente adição tecnológica que pode aprimorar a organização contábil, melhorar a comunicação

Ler mais »

Pandemia: Contextualizando sobre esse momento

Agosto de 2020, estamos no meio de uma pandemia mundial e muitas empresas estão precisando se adaptar para sobreviver. Na maioria dos casos, sair da zona de conforto já é uma mudança significativa, agora se manter em isolamento social, conforme a OMS

Ler mais »
Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005