O controle financeiro é o ponto mais sensível do gerenciamento de um negócio, mas nem sempre é tratado com a devida atenção. Em muitos casos, gestores cometem o erro de não fazer a distinção entre despesas pessoais e empresariais, o que acaba colocando as finanças da empresa no vermelho.

O desempenho neste caso pode ser medido pela forma com que o gestor gerencia suas finanças e administra seus gastos. As planilhas do excel e os blocos de notas foram deixados para trás e deram lugar a ferramentas tecnológicas que fazem desde o fluxo de caixa até a gestão integrada com outros sistemas.

Por isso, é importante saber o que é controle financeiro empresarial e como ela pode modificar os rumos financeiros da sua empresa. Continue a leitura e iremos explicar.


Qual a importância do controle financeiro empresarial?

O controle financeiro empresarial se dá pelo processo em acompanhar o perfeito planejamento financeiro, ou seja, garantir que as finanças da empresas esteja sempre positivas, tanto a pagar quanto a receber. Portanto, não há como uma empresa prosperar se não houver o gerenciamento em todos os aspectos.

Podemos dizer que o controle financeiro o que que faz a empresa movimentar, e por isso, uma vez integrada pode ser comparada a uma sinergia entre outros setores, já que todos convergem na contabilidade. Quando bem orientada, a gestão financeira se torna uma grande aliada em manter a sustentabilidade e o crescimento do negócio.


Controle financeiro online

Ter um sistema de controle em qualquer lugar permite que o gestor gerencie as finanças da empresa de forma livre e moderna. Isso porque, por ser um sistema em nuvem você poderá acessar os dados e informações e de qualquer dispositivo, utilizando apenas um login e senha.

Essa vantagem se torna um facilitador na vida do gestor e sua equipe, já que ele permite o gerenciamento de usuários e economia de tempo, uma vez que, com o acesso a internet será possível enviar ou compartilhar relatórios e planilhas financeiras, apenas com um clique. Isso tudo através de um sistema de controle financeiro.


Como a tecnologia pode contribuir para o controle financeiro empresarial

O principal desafio do controle financeiro é a quantidade de dados e informações que são registradas e calculadas, é por isso, estão sempre vulneráveis a erros ou falhas. Com a utilização de software de gestão todos os processos são realizados de forma precisa e prática, facilitando a execução de atividades como registros de valores movimentados, análise de desempenho e gestão de recebíveis, entre outros processos.

Além de permitir a automatização das tarefas, o softwares contribuem para:

  • Redução de custos de controle;
  • Diminuição das ocorrência de erros e perdas;
  • Conferência de dados em tempo real;
  • Aumento da produtividade;
  • Geração de dados importantes para a tomada de decisões.

Portanto, é deixado para trás a exaustiva conferência na tela do computador, ligações de cobrança e outras atribuições para dar lugar a um sistema automatizado, que além de contribuir para o controle financeiro, auxilia nas tomadas de decisões assertiva.

Autor: W3ERP

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *