No início deste ano de 2020, fomos pegos de surpresa com a pandemia do corona vírus e em poucos dias tivemos que nos adaptar a uma nova realidade. Algumas empresas fecharam as portas, outras suspenderam alguns serviços, outras se reinventaram, e a maioria aderiram ao home-office.

Trabalhar de casa pode ser ótimo! Não temos que acordar cedo, não precisamos pegar engarrafamento, temos horários mais flexíveis, não precisamos nem mesmo nos arrumar(ou precisamos rs). Nos primeiros dias pode ser bem divertido! Mas você continuou com essa sensação com o passar do tempo? Ou começou acordar tarde demais, começou a se sentir menos produtivo? Até mesmo com cansaço, já nos primeiros horários do dia?

Então, existem pesquisas que apontam que acordar cedo faz bem para a saúde e até mesmo torna você uma pessoa mais produtiva! É isso mesmo! Se você quer ser uma pessoa mais produtiva, comece a acordar cedo! Tipo às 5 da manhã!

Acordar cedo, é começar seu dia do jeito certo. Nada de ficar enrolando na cama, acordar com uma ligação do chefe ou cliente(que também é seu chefe rs). 

Eu tenho lido alguns artigos a respeito da sensação de não estar sendo produtiva, sinto que sempre estou cheia de coisas para fazer e tudo é muito urgente. Sou desenvolvedora e trabalho em uma startup que é uma loucura(rs) temos muitas tarefas diariamente e o dia parece ser curto demais… E realmente se acordamos tarde o dia fica curto.

Mas então, porque acordar cedo potencializa nossa produtividade?

– Porque se você começou seu dia sem pressa, com calma e com seu planejamento feito, pode se dar ao luxo de começar pelas tarefas mais importantes, e não pelas urgentes que vão chegar quando o mundo acordar. Você acordou primeiro, você está a frente.

O que é importante gera mais resultados e também a sensação de eficiência, competência e realização. Tudo que é urgente suga energia, gera cansaço mental, e muitas vezes nem traz um retorno tão significativo. E em algumas vezes por ter que executar suas tarefas com urgência você não consegue fazer-las da melhor maneira. Por isso, quanto menos você agir nesse estado de urgência melhor para você e para os seus resultados.


– Quando você se prepara e se planeja você começa o dia focado nas suas coisas e não fica vulnerável ou dependente da agenda dos outros. Você cria o cenário perfeito para começar o dia no MODO AÇÃO e não no MODO REAÇÃO, e esse é um ponto chave para sua produtividade.

Se você conseguir dedicar pelo menos às duas primeiras horas do seu dia para você, sua produtividade vai dar um salto impressionante! É sério! Faz um teste! Desliga o celular, e nem pense em ligar a TV ou o computador. Esse tempo é seu! Faça coisas que te dão prazer, que trazem conhecimento, planeje-se e conecte-se, isso é poderoso.


Conclusão

Vivemos em uma correria e com hábitos que em excesso fazem mal. Acordar mais tarde é bom de vez em quando, podemos nos permitir, mas se vira uma rotina pode te atrapalhar muito.

Bom é isso..

Abraços!

E coloca o despertador para tocar às 5:00 am! 😁

Sobre Daniele Campos

Bacharel em Ciência da Computação pela UNISUAM e Líder de Desenvolvimento no Rupee.

Um comentário em “Acordar tarde atrapalha a sua produtividade!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *