As ferramentas digitais estão ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas. 

Muito disso se dá, pois empresas buscam automatizar processos, diminuindo assim o esforço manual, levando a um grande ganho de tempo e produtividade. Além disso, modernizar processos agrega inúmeros outros benefícios diários para o trabalho.

Incluir ferramentas digitais na rotina financeira do negócio, é mais simples do que você imagina! Abaixo, trazemos algumas dicas para ajudar você e a sua empresa a entrarem no mundo digital. Acompanhe!


1. Antes de tudo, entenda as dificuldades

Identifique quais processos devem ser melhorados. Com perguntas simples, você consegue trazer mais clareza para a fase de diagnóstico. Esta parte de análise, é o ponto de partida para entender quais são os objetivos na hora de buscar uma solução.

Fazer uma planilha no Excel, Ciclo PDCA ou até mesmo a famosa Matriz SWOT, é uma das formas de entender quais as principais dores no momento. 


2. Busque por ferramentas de automação

Hoje, no mercado brasileiro e mundial, a tecnologia é a principal chave para a modernização das empresas. O ideal é uma combinação entre manual e automático.

Ganhar tempo para focar em atividades mais complexas é o principal benefício. A automatização está disponível para todas as áreas, desde RH até a área de Vendas, Marketing, etc. Todos podem buscar uma caminho mais ágil e produtivo.

Encontre ferramentas que podem facilitar as entregas e que apresentem números e dados para melhorar as tomadas de decisões.


3. Pense no cliente

Você já ouviu falar sobre CRM? 

Customer Relationship Management, traduzindo, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é essencial para monitorar, entender e concentrar todas as informações dos seus clientes.

Com um CRM, você pode identificar quantas pessoas entraram em contato por dia, qual foi o motivo da procura, qual questionamento o cliente trouxe, e muito mais. É uma ferramenta essencial para automatizar e simplificar a parte de relacionamento entre a empresa e seu público.


4. Use a nuvem

Ter um local para armazenar todas as informações da empresa e dos clientes, é muito importante para a organização e precaução da rotina diária.

Salvar em arquivos de papel, ou anotações, não é mais a melhor opção nos dias de hoje. O jeito mais seguro e prático, é o modo digital de armazenar dados, assim ficou muito mais fácil ter acesso às informações quando for preciso, e ainda, contando com toda a segurança para dados sensíveis dos clientes e da sua empresa.

E para redobrar os cuidados, hoje é possível realizar a autenticação de dois fatores, que nada mais é do que, você confirmar que é você mesmo que está acessando os dados. É muito importante ter esse tipo de cuidado para manter as informações seguras.


5. Tenha um ERP

O chamado Sistema de Gestão Empresarial é uma ferramenta que auxilia na automação e na gestão das empresas, independentemente do porte.

Se você tem um negócio, o objetivo é facilitar e centralizar como é feita a gestão e organização. O sistema traz diversas funcionalidades, como cadastros, estoque, área financeira, vendas dos produtos, entre outros.

Ter um controle e organização da gestão do negócio é essencial para que, com o aumento da demanda, sua empresa esteja preparada para crescer!


6. Automatize as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas

Na correria do dia a dia e com a quantidade de obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas que as empresas têm no Brasil, tal assunto exige muita atenção e cuidado dos empreendedores.

Com uma plataforma de gestão dessas obrigações, você fica despreocupado e tem total controle, com as informações apresentadas de forma clara e compacta.

A Rupee surgiu para trazer facilidade e praticidade para as empresas e escritórios de contabilidade transformando o trabalho manual do dia a dia.

Com a Rupee, você tem uma ferramenta para a gestão de todas as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas, então, já é possível manter sua empresa sempre em dia de forma simples e organizada.


7. Tenha uma conta PJ digital

A partir do momento que sua empresa é criada, é necessário a criação de um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), que é registrado pela Receita Federal brasileira.

O próximo passo para formalizar o seu negócio é a conta PJ. Ali, você irá separar os gastos pessoais dos gastos da empresa e ter o controle total de todas as entradas e saídas de valores.

Não é mais necessário ter uma conta bancária vinculada a um banco tradicional. Cada vez mais, as contas digitais estão ganhando espaço e trazendo muitas facilidades para os empreendedores brasileiros.

É possível encontrar contas que são abertas gratuitamente, de forma 100% digital e segura, sem precisar se deslocar até uma agência bancária. A abertura é simples, sem burocracias, as tarifas são justas e você encontra muitas funcionalidades como: cartão corporativo, emissão de boletos, link de pagamento e mais facilidades.

Então, o próximo passo para modernizar o seu negócio,  é criar a sua conta PJ digital e ter acesso a funcionalidades de forma prática, pelo celular, de onde você estiver.


O Linker oferece soluções financeiras focadas nas necessidades da sua empresas. Conta PJ e cartão corporativo sem taxa de abertura, mensalidade e tarifas abusivas. Conheça a conta da nova geração de empreendedores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *