RUPEE-Solutions---LOGO-300px
Fale com um especialista

Será que você não está criando mais luzes de sanduicheira ?

  • rupeeblog
  • junho 6, 2016
  • 10:11 am

Provavelmente você já está familiarizado com uma sanduicheira.

Acredito também que você já fez seu café da manha usado a sanduicheira sem ler o manual. Mas se tudo ocorreu com sucesso porque as luzes em cima da sanduicheira?

É fácil perceber que elas indicam algum estado e pra quem leu o manual será fácil identificar qual estado indica a hora de pôr o sanduíche.

Esse foi um exemplo breve de como as interfaces podem comunicar de forma ineficiente o processo de trabalho.

No primeiro capítulo do livro O Design do Dia-a-dia de Donald Norman ele condensa o problema: “Objetos mal concebidos e mal projetados podem ser difíceis e frustrantes de usar. Não fornecem indicação alguma ou por vezes indicações falsas. Enganam o usuário e impedem o processo normal de interpretação e compreensão.”

Apesar de parecer óbvio, é um grande desafio construir produtos que comunicam de forma eficiente. O desafio aumenta quando o objetivo é construir um produto digital. Por isso queria deixar aqui umas formas de ajudar a criar interfaces que os seus usuário vão se sentir mais confortáveis.

Comunique estados de carregamento de forma clara

Eventualmente, haverá no seu produto uma funcionalidade que dependerá de um carregamento mais longo e outras navegações que não gastam tanto tempo de carregamento.

As interações do seu produto digital podem causar menos frustração quando os estados de carregamento deixam claro qual será rápido e qual será mais demorado.

Os textos do seu produto são um suporte no processo da execução do trabalho do seu usuário. Se um texto deve estar na interface será mais fácil para o usuário se for numa linguagem familiar.

Se pode ser feito, deve ser comunicado

Você pode escolher um tom para a linguagem que será usada, ser claro e objetivo, evitando sempre o uso de uma comunicação muito formal e desnecessária.

Conclusão
Guie seu usuário, ele não precisa descobrir o que deve fazer

Como quando recebemos visitas e precisamos sinalizar onde é o banheiro  a  interface do seu produto pode e deve guiar o usuário. Isso pode ser feito através de padronizações de interações como um fluxo de busca. Também pode ser feito através da distinção clara de qual é o fluxo principal daquela funcionalidade, você pode usar as cores para dar o contraste e deixar óbvio qual é o CTA(Call to Action) e qual é o fluxo secundário. Fluxos muito longos podem frustrar o seu usuário, será bom informar qual etapa o usuário está e quantas faltam.

Próximo Artigo Next
Conteúdos que você pode gostar 🚀

Automação de processos em
sua empresa

A automatização de processos auxilia no crescimento da empresa através do aumento de produção, redução de custos e ainda garante a diminuição de erros. Os

Ler mais »
3 de novembro de 2020 Nenhum comentário

Saiba como funciona o
controle Financeiro Empresarial

O controle financeiro é o ponto mais sensível do gerenciamento de um negócio, mas nem sempre é tratado com a devida atenção. Em muitos casos,

Ler mais »
21 de julho de 2020 1 comentário

Scrum ou Kanban? Quais são as principais diferenças e qual é a melhor opção para o contador

Muitas empresas de diferentes segmentos estão adotando metodologias ágeis para gestão de projetos para tornar os objetivos mais claros e mensuráveis para todos os envolvidos

Ler mais »
27 de maio de 2022 Nenhum comentário

Orientações da RFB sobre regularização de ECF – empresas Lucro Presumido ano-calendário 2018 e/ou 2019

A Receita Federal do Brasil realizou uma reunião online com representantes do Conselho Federal e dos Conselhos Regionais de Contabilidade nesta sexta-feira (14/05) para tratar

Ler mais »
25 de maio de 2021 Nenhum comentário

Prazo para adesão ao RELP foi prorrogado até 03/06

O Programa de Reescalonamento do Pagamento de Débitos no Âmbito do Simples Nacional (RELP) permite um parcelamento especial para o pagamento de dívidas das empresas

Ler mais »
2 de junho de 2022 Nenhum comentário

O que é gestão à vista?

Quando falamos em gestão de negócios, é imprescindível que se adote um sistema que seja confiável e que estimule seus colaboradores a se organizarem e

Ler mais »
18 de maio de 2020 Nenhum comentário

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone:
0800 020 8726

E-mail:
contato@rupee.com.br

Endereço:
R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005

Redes Sociais

Facebook
Instagram
Linkedin

Copyright ©️ 2022, Rupee - 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados.