Vencendo A Procrastinação

Você tem dificuldade em finalizar as suas tarefas?

Adiar atividades é cada vez mais frequente no seu dia a dia?

Você se sente pouco produtivo ou incapaz de realizar determinadas tarefas?

Se as respostas das perguntas acima foram “sim”, fique atento: você pode ser um procrastinador.

Quem nunca ouviu a frase “nunca deixe para amanhã o que você pode fazer hoje”? Tenho certeza que ninguém leva essa frase diariamente ao pé da letra. Agora, se você a substituiu por “nunca faça hoje o que pode fazer amanhã”, tome cuidado, você provavelmente é um procrastinador.

Em resumo, procrastinar é o ato de adiar o maior número de tarefas possíveis – e isso é totalmente improdutivo! E tudo acaba naquele dia de “loucura” no qual você precisa desesperadamente concluir as atividades que foram lhe dadas há muito tempo.

O cérebro humano pode ter dificuldade em se dedicar a tarefas que exigem energia e tempo porque ele busca recompensas imediatas. Alguns fatores que envolvem a procrastinação são: desmotivação, dúvida, insegurança e falta de prioridades.

Caso tenha se identificado, seguem agora algumas dicas para parar de procrastinar e tornar-se mais produtivo.

Inteligência emocional

Se conhecer e entender melhor quais são os gatilhos que levam à procrastinação é essencial para evitar esse tipo de situação. Desenvolver soft skills faz total diferença na superação deste desafio no ambiente de trabalho.


Pequenas metas

Dê o primeiro passo: comece por definir metas diárias ou semanais, micro objetivos como definir prazos para cada atividade e não deixar de cumpri-los. Inicie com metas simples e comece a experimentar o sabor de chegar ao final do dia, ou da semana com sua meta cumprida.


Defina cronogramas e hierarquias

Toda rotina, seja ela profissional ou pessoal, costuma ser recheada de atividades repetitivas. Defina claramente qual a importância de cada atividade e monte um cronograma de execução. Uma técnica interessante é “pontuar” cada atividade pelo nível de complexidade, urgência e prazo, definindo esse “rankeamento” ficará muito mais simples desenhar uma estratégia.


Fortaleça seu senso de continuidade

Sempre que aquela vontade de “deixar pra amanhã” bater em meio à execução de uma atividade, lembre-se de fortalecer seu senso de continuidade, ou seja: não desista, por mais complexa, chata, maçante que seja a atividade, ela terá de ser feita. Continue, vá em frente, não se deixe vencer.


Quando você notar que esse esforço resultou em ganhos de desempenho, em melhora de performance, a sensação de “agonia” em ter que concluir a atividade se transformará na energia que lhe moverá até a conclusão da mesma.

 


Imprevistos ocorrem

Se em meio a alguma atividade um imprevisto ocorrer: resolva! E volte ao foco. Pequenos imprevistos são comuns no dia a dia empresarial. Respire, resolva o problema e volte à sua atividade, tarefas não previstas costumam ser a maior desculpa para procrastinar.


Ferramentas de gestão

Por fim, procure ferramentas de gestão que lhe auxilie. Diante da necessidade de gerenciar e concluir suas atividades, é de extrema importância que utilize alguma ferramenta que otimize e ajude a organizar suas atividades.

Softwares de gestão de atividades costumam disponibilizar funcionalidades que, além de mostrar visualmente a evolução das suas atividades, avisam o usuário sobre vencimentos, e também disponibilizam estatísticas que ajudarão você a acompanhar sua evolução em busca da não-procrastinação.

Conteúdos que você pode gostar 🚀

Vencendo A Procrastinação

Você tem dificuldade em finalizar as suas tarefas? Adiar atividades é cada vez mais frequente no seu dia a dia? Você se sente pouco produtivo

Ler mais »