Imagem
×
Search

6 dicas para modernizar seu escritório contábil

  • agosto 11, 2020
  • Para Escritórios Contábeis

As ferramentas digitais estão ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas. 

Muito disso se dá, pois empresas buscam automatizar processos, diminuindo assim o esforço manual, levando a um grande ganho de tempo e produtividade. Além disso, modernizar seu escritório contábil agrega inúmeros outros benefícios diários para o trabalho.

Incluir ferramentas digitais na rotina financeira do negócio, é mais simples do que você imagina! Abaixo, trazemos algumas dicas para ajudar você e a sua empresa a entrarem no mundo digital. Acompanhe!


1. Antes de tudo, entenda as dificuldades

Identifique quais processos devem ser melhorados. Com perguntas simples, você consegue trazer mais clareza para a fase de diagnóstico. Esta parte de análise, é o ponto de partida para entender quais são os objetivos na hora de buscar uma solução.

Fazer uma planilha no Excel, Ciclo PDCA ou até mesmo a famosa Matriz SWOT, é uma das formas de entender quais as principais dores no momento. 

Algumas das falhas mais comuns em escritórios de contabilidade são:

1 – Erros na emissão de documentos 

Um dos principais problemas dos contadores começa já na origem, ou seja, na emissão do documento fiscal por parte do cliente. Como a legislação brasileira é muito ampla, é difícil que o profissional responsável pela emissão do documento fiscal tenha conhecimento de todos os detalhes necessários. Por conta disso, costumam ocorrer muitos erros nesta etapa inicial de emissão.

2 – Informações incompletas e atrasadas  

A busca pela informação é outra grande dificuldade, pois muitos clientes não encaminham as informações de forma correta e dentro dos prazos. Além de nem sempre buscarem o auxílio adequado dentro dos escritórios de contabilidade, fazendo com que as informações sejam geradas de forma incorreta, ainda há muita demora no repasse para o contador. 

3 – Integração dos dados   

O que se precisa são ferramentas que facilitem a integração entre os mais diversos sistemas. Com o acesso direto às informações, várias divergências que podem ocorrer numa interação, seja exportação ou importação de dados, diminuem de forma perceptível, e ainda há ganho de tempo.


2. Busque por ferramentas de automação para modernizar seu escritório contábil

Hoje, no mercado brasileiro e mundial, a tecnologia é a principal chave para a modernização das empresas. O ideal é uma combinação entre manual e automático.

Ganhar tempo para focar em atividades mais complexas é o principal benefício. A automatização está disponível para todas as áreas, desde RH até a área de Vendas, Marketing, etc. Todos podem buscar uma caminho mais ágil e produtivo.

A automação de processos em escritórios contábeis permite:

  • gerenciar sua cartela de clientes com confiabilidade de dados e segurança;
  • dar dinamismo ao Departamento Pessoal;
  • otimizar processos — como conferência de cálculos, edição de recibos, edição de valores e outras rotinas — em uma única tela;
  • ter uma visão ampla da situação de cada cliente e da operação na própria empresa;
  • facilitar os ajustes em balancetes;
  • agilizar a escrituração fiscal;
  • criar escalabilidade para atender a uma demanda maior de clientes, sem aumentar relativamente a sua operação.

Além  disso, a automação contábil oferece benefícios como:

Redução de custos e despesas operacionais:

A automação reduz drasticamente os custos com a mão de obra do escritório. Uma vez que as atividades que são executadas de forma manual e repetitiva são automatizadas pelo sistema, é possível redirecionar recursos humanos para a realização de outras demandas mais estratégicas.

Redução na perda de dados:

Muitos escritórios de contabilidade mantém todos os seus dados e tarefas centralizados em planilhas eletrônicas. Isso é um grande risco para a empresa. Planilhas podem ser deletadas sem querer, acessadas por qualquer pessoa, ter dados apagados por erros de digitação etc.

Na automação, toda a sua estrutura de trabalho pode ser transferida para um sistema em que o acesso é feito somente por pessoal devidamente autorizado (por meio de usuário e senha) e os dados, documentos e tarefas são preservados por meio de backups realizados regularmente e duplicados para aumentar a segurança contra perdas.

Redução do índice de retrabalho:

Erros de digitação e outras falhas acontecem o tempo todo. Seja por falta de atenção, seja por falta de conhecimentos, esses erros cometidos podem ser descobertos tarde demais e afetar a análise das informações gerais lá na frente. Descobrir onde está o erro é um processo trabalhoso e demorado.

Com a automação para a gestão de escritórios contábeis, esses riscos são eliminados, pois diversas tarefas deixam de ser executadas de forma manual e passam a ser executadas automaticamente, o que contribui para a redução do índice de falhas humanas nos processos.

Emissão de relatórios mais precisos:

Em vez de ter seus dados espalhados por diversas planilhas separadas, com a automação o seu escritório de contabilidade terá todas as informações e tarefas integradas e centralizadas em um único local. Essa integração permite que o sistema gere relatórios mais precisos e de forma mais rápida.

Ou seja, além da precisão, você não precisará mais gastar horas e horas para coletar essas informações e formar, manualmente, os seus relatórios. Dessa forma, a tomada de decisões fica mais ágil e certeira.

Otimização da operação:

Outra grande vantagem de adotar a automação para a gestão de escritórios contábeis é que muito mais será feito com menos. Ou seja, enquanto a produtividade é aumentada, o desperdício de recursos tão valiosos como tempo, mão de obra especializada, dinheiro e materiais é reduzido.

E não é só isso; toda essa otimização dos processos também gera maior qualidade nos serviços prestados, o que é fundamental para a satisfação dos clientes e a sua fidelização.


3. Pense no cliente

Você já ouviu falar sobre CRM? 

Customer Relationship Management, traduzindo, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é essencial para monitorar, entender e concentrar todas as informações dos seus clientes.

Com um CRM, você pode identificar quantas pessoas entraram em contato por dia, qual foi o motivo da procura, qual questionamento o cliente trouxe, e muito mais. É uma ferramenta essencial para automatizar e simplificar a parte de relacionamento entre a empresa e seu público.

O Snov.io é um excelente CRM que oferece diversas ferramentas para que você passe menos tempo encontrando leads e mais tempo os convertendo em vendas. Com ele, você tem acesso a um fluxo contínuo de leads, cria campanhas de gotejamento por e-mail, acompanha seus principais concorrentes e ainda sincroniza os dados com outras plataformas para ter total controle das informações.


4. Use a nuvem

Ter um local para armazenar todas as informações da empresa e dos clientes, é muito importante para a organização e precaução da rotina diária.

Salvar em arquivos de papel, ou anotações, não é mais a melhor opção nos dias de hoje. O jeito mais seguro e prático, é o modo digital de armazenar dados, assim ficou muito mais fácil ter acesso às informações quando for preciso, e ainda, contando com toda a segurança para dados sensíveis dos clientes e da sua empresa.

E para redobrar os cuidados, hoje é possível realizar a autenticação de dois fatores, que nada mais é do que, você confirmar que é você mesmo que está acessando os dados. É muito importante ter esse tipo de cuidado para manter as informações seguras.


5. Tenha um ERP

O chamado Sistema de Gestão Empresarial é uma ferramenta que auxilia na automação e na gestão das empresas, independentemente do porte.

Se você tem um negócio, o objetivo é facilitar e centralizar como é feita a gestão e organização. O sistema traz diversas funcionalidades, como cadastros, estoque, área financeira, vendas dos produtos, entre outros.

Ter um controle e organização da gestão do negócio é essencial para que, com o aumento da demanda, sua empresa esteja preparada para crescer!


6. Automatize as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas para modernizar seu escritório contábil.

Na correria do dia a dia e com a quantidade de obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas que as empresas têm no Brasil, tal assunto exige muita atenção e cuidado dos empreendedores.

Com uma plataforma de gestão dessas obrigações, você fica despreocupado e tem total controle, com as informações apresentadas de forma clara e compacta.

A Rupee surgiu para trazer facilidade e praticidade para as empresas e escritórios de contabilidade transformando o trabalho manual do dia a dia.

Com a Rupee, você tem uma ferramenta para a gestão de todas as obrigações contábeis, fiscais e trabalhistas, então, já é possível manter sua empresa sempre em dia de forma simples e organizada.


7. Tenha uma conta PJ digital

A partir do momento que sua empresa é criada, é necessário a criação de um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica), que é registrado pela Receita Federal brasileira.

O próximo passo para formalizar o seu negócio é a conta PJ. Ali, você irá separar os gastos pessoais dos gastos da empresa e ter o controle total de todas as entradas e saídas de valores.

Não é mais necessário ter uma conta bancária vinculada a um banco tradicional. Cada vez mais, as contas digitais estão ganhando espaço e trazendo muitas facilidades para os empreendedores brasileiros.

É possível encontrar contas que são abertas gratuitamente, de forma 100% digital e segura, sem precisar se deslocar até uma agência bancária. A abertura é simples, sem burocracias, as tarifas são justas e você encontra muitas funcionalidades como: cartão corporativo, emissão de boletos, link de pagamento e mais facilidades.

Então, o próximo passo para modernizar o seu negócio,  é criar a sua conta PJ digital e ter acesso a funcionalidades de forma prática, pelo celular, de onde você estiver.


O Linker oferece soluções financeiras focadas nas necessidades da sua empresas. Conta PJ e cartão corporativo sem taxa de abertura, mensalidade e tarifas abusivas. Conheça a conta da nova geração de empreendedores.

Conteúdos que você pode gostar

O Tsunami tributário e suas complexidades

Com um processo tributário mais bem desenhado e organizado dentro da sua empresa, o seu contador e tributarista poderão gastar um tempo maior em se planejar e estudar os impactos dessa nova legislação e de outras no seu negócio.
Ler mais »
13 de julho de 2020 Nenhum comentário

Empresa ágil: Razões para usar ferramentas ágeis em um negócio de CSC contábil

Ser ágil é garantir uma resolução rápida às mudanças. As ferramentas ágeis ajudam equipes a compartilhar e colaborar com tarefas rotineiras em vários estágios, criando um processo flexível que se adapta às mudanças. O que antes era uma prática comum apenas de

Ler mais »
14 de outubro de 2022 Nenhum comentário

Versão 3.1.9 da EFD ICMS IPI: O que mudou no SPED e como se preparar para a Reforma Tributária

Com a publicação da versão 3.1.9 da EFD ICMS IPI, o Governo Federal reforça a continuidade do processo de modernização do SPED e a preparação das empresas para o novo cenário tributário que se aproxima. A atualização, oficializada por meio da Nota

Ler mais »
9 de julho de 2025 Nenhum comentário

Software contábil: como a Prisma economizou mais de 15 mil mês com o Rupee e automatizou a gestão contábil.

João Rosa e João Vitor  são sócios diretores da Prisma BPO e Consultoria e homens extremamente ocupados com a gestão do seu negócio. Eles decidiram migrar de planilhas de contabilidade para um software contábil no seu negócio Com sede no Rio de

Ler mais »
29 de julho de 2022 Nenhum comentário

Como Não Cair na Malha Fina do Imposto de Renda em 2025

A malha fina é o processo de retenção da declaração do Imposto de Renda para análise detalhada pela Receita Federal. Isso ocorre quando são identificadas inconsistências, omissões ou informações que não batem com os dados fornecidos por outras fontes, como empresas, bancos,

Ler mais »
22 de abril de 2025 Nenhum comentário

BPO Financeiro: O Segredo para Uma Gestão Mais Eficiente

O BPO Financeiro (Business Process Outsourcing Financeiro) é a terceirização estratégica de processos financeiros de uma empresa para especialistas externos, permitindo uma gestão mais eficiente e profissionalizada. Esse serviço pode abranger diversas atividades, como contas a pagar e a receber, conciliação bancária,

Ler mais »
6 de março de 2025 Nenhum comentário
Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Nos siga nas redes sociais

Facebook Linkedin Youtube Instagram

Entre para o nosso time

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005

Utilizamos cookies para lhe proporcionar a melhor experiência no nosso site. Você pode descobrir mais sobre quais cookies estamos usando ou desligá-los em Configurações.

Comece a evoluir a gestão da sua empresa hoje
Criado por  GDPR Cookie Compliance
Políticas de privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

Cookies estritamente necessários

A configuração "cookies estritamente necessários" deve estar ativada o tempo todo para que possamos salvar suas preferências de configuração de cookies. Você não pode desabilitar essa opção, mas poderá customizar as configurações de outros cookies terceiros.

Se você desativar este cookie, não poderemos salvar suas preferências. Isso significa que toda vez que você visitar este site, precisará habilitar ou desabilitar os cookies novamente.

Cookies de terceiros

Este site usa o Google Analytics para coletar informações anônimas, como o número de visitantes do site e as páginas mais populares. Manter este cookie habilitado nos ajuda a melhorar nosso site.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!

Cookies de Anúncios

Usamos o pixel do Marketing Automation Software neste site. Manter essa configuração fará com que possamos veicular anúncios customizados de acordo com sua preferência.

Habilite os cookies estritamente necessários primeiro para que possamos salvar suas preferências!