Falha no E-social estressa e revolta profissionais contábeis

Contadores de todo o Brasil andam amargando a triste realidade de usar o E-social para entrega de obrigações acessórias importantes e que geram multas por atraso.
A noite do dia 20/12/22 foi longa para os profissionais contábeis que precisavam lançar o DCTFweb no sistema do E-social.
Nas redes sociais e em grupos, vários relatos de profissionais que não conseguiam acessar o sistema e o motivo da instabilidade que começou desde a manhã era o alto fluxo de movimentação no site.
Desde 2018 quando o E-social foi integrado à vida do contador e das empresas, o objetivo é unificar a entrega das informações em tempo hábil e seguro, a fim de não causar problemas às empresas.
Mas pelo visto, o sistema não está preparado para receber um alto fluxo de informações, e começa a apresentar instabilidade todas as vezes que tem alto fluxo de entregas de obrigações.
O próprio governo reconhece o problema, mas parece não se importar muito com isso e se limita a pedir ao profissional que utilize o sistema em horário com menos fluxo, recomendando os horários entre 19 h e 07:00 da manhã, como imagem de print de um contador revoltado com a situação.
A grande pergunta que fica é…
O profissional é obrigado a trabalhar entre 19 horas e 07:00 da manhã para cumprir uma obrigação que é exigida pelo governo em um sistema obrigatório no sistema do governo?
E eles ficam ainda mais revoltados, pois o não cumprimento das entregas acarretará em multas a empresa e ao profissional.
Relatos de profissionais dizem que sentem sua saúde mental e física afetadas pelo excesso de trabalho, stress de não conseguir realizar a atividade e perder noites de sono.
Dormir, descansar, estudar, assistir netflix ou passear com sua família são de direito de todo contador, afinal a única coisa que pode trabalhar 24 horas é o sistema o e-social, o profissional precisa de tempo de lazer e descanso.
Estamos na era da automação e da tecnologia contábil, e os sistemas governamentais precisam urgente evoluir e simplificar seus processos, além de manterem seus sistemas preparados para a alta demanda de fechamentos de mês e ano.
O governo prometeu automatizar os sistemas para facilitar a vida dos profissionais de contabilidade, mas o que eles sentem é que são incentivados a trabalhar fora do horário comercial e sacrificar seu fim de semana com família e amigos.
Não parece que o problema dos profissionais de contabilidade com o Esocial vai acabar tão cedo, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar.
3 dicas para facilitar o envio de obrigações com E-social
O e-social nasceu com o objetivo de descomplicar a vida dos profissionais e das empresas. Algumas dicas vão te ajudar a não sofrer tanto no momento do envio.
Tenha atenção com o preenchimento de dados
O sistema do e-social é capaz de identificar qualquer erro ou inconsistência nas informações prestadas, o que pode virar multas e dores de cabeça para o profissional e a empresa.
Mantenha seu certificado digital em dias
A regularização das informações se dá através do cadastro nacional de informações (CNIS).
o CNIS é responsável por conferir a legitimidade de informações como
- Admissão e rescisão retroativos.
- Ausência de pagamento do DSR
- entrega de CAT fora do prazo
- Cadastros incompletos
Qualquer retificação só pode ser realizada se a empresa empregadora estiver com o certificado digital atualizado
Tenha um sistema de organização e gestão eficiente.
As informações que precisam ser enviadas são muitas. Uma ferramenta que te ajude a organizar e lembrar os prazos e documentos que precisam ser enviados, é essencial na vida do profissional contábil.
Se você ainda não tem no seu escritório contábil ou empresa um software de gestão contábil, conheça o Rupee
Ainda não é cliente Rupee? Conheça a ferramenta e saiba como aproveitar essas e outras funcionalidades
Se você caiu de paraquedas nesse artigo e ainda não é um cliente Rupee, deixa eu te falar um pouquinho da nossa solução e como ela pode contribuir para facilitar demandas do dia a dia no seu setor contábil.
O Rupee é um software de gestão e organização e controle de entregáveis contábeis, fiscais e de folha.Solucionamos a dificuldade que os gestores e empreendedores contábeis enfrentam para ter uma gestão e visibilidade das tarefas contábeis de forma ágil e sem erros.
Com mais de 190 obrigações cobertas no sistema para atualização automática (desde balancetes, obrigações de folha, e obrigações fiscais) ainda é possível criar novos Cards de forma ágil e fácil.
A metodologia por trás da solução da ferramenta foi criada por nossa empresa, o que faz da Rupee a única plataforma com a capacidade de oferecer aos seus clientes gestão a vista com RECORRÊNCIA,ROTINA E PERIODICIDADE, através da metodologia ágil R-R-P.
A usabilidade da nossa plataforma é enorme e adaptável a qualquer mercado. São várias as rotinas que podem ser controladas e geridas, Por exemplo:
- Controle de conciliação bancária;
- Acompanhamento de documentos periódicos (diários, semanais, decendiais, mensais e anuais;
- Tarefas ligadas ao eSocial
- Tarefas de rotinas da empresa (nada consta e desligamentos)
- Tributos
- declarações
Por dentro da plataforma você pode contar com várias formas de gerenciar os entregáveis da sua empresa e os seus colaboradores:
- painel de visualização rápida
- Dashboards diferenciados para diversas funcionalidades
- Tabela, para quem prefere acompanhar as informações no modelo mais tabulado
- Acompanhamento de obrigações por colaborador
- Integração com Google Calendar.
E muito mais…
Se ainda não é cliente Rupee, fale com os nossos especialistas e veja como a solução pode transformar a gestão contábil da sua empresa.