fbpx

E-social : Contadores se revoltam com sistema do governo que promete facilitar a rotina contábil

Falha no E-social estressa e revolta profissionais contábeis

Contadores de todo o Brasil andam amargando a triste realidade de usar o E-social para entrega de obrigações acessórias importantes e que geram multas por atraso.

A  noite do dia 20/12/22 foi longa para os profissionais contábeis que precisavam lançar o DCTFweb no sistema do E-social.

Nas redes sociais e em grupos, vários relatos de profissionais que não conseguiam acessar o sistema e o motivo da instabilidade que começou desde a manhã era o alto fluxo de movimentação no site.

Desde 2018 quando o E-social foi integrado à vida do contador e das empresas, o objetivo é unificar a entrega das informações em tempo hábil e seguro, a fim de não causar problemas às empresas.

Mas pelo visto, o sistema não está preparado para receber um alto fluxo de informações, e começa a apresentar instabilidade todas as vezes que tem alto fluxo de entregas de obrigações.

O próprio governo reconhece o problema, mas parece não se importar muito com isso e se limita a pedir ao profissional que utilize o sistema em horário com menos fluxo, recomendando os horários entre 19 h e 07:00 da manhã, como imagem de print de um contador revoltado com a situação.

página do e-social com falha

A grande pergunta que fica é…

O profissional é obrigado a trabalhar entre 19 horas e 07:00 da manhã para cumprir uma obrigação que é exigida pelo governo em um sistema obrigatório no sistema do governo?

E eles ficam ainda mais revoltados, pois o não cumprimento das entregas acarretará em multas a empresa e ao profissional.

Relatos de profissionais dizem que sentem sua  saúde mental e física afetadas pelo excesso de trabalho, stress de não conseguir realizar a atividade e perder noites de sono.

Dormir, descansar, estudar, assistir netflix ou passear com sua família são de direito de todo contador, afinal a única coisa que pode trabalhar 24 horas é o sistema o e-social, o profissional precisa de tempo de lazer e descanso.

Estamos na era da automação e da tecnologia contábil, e os sistemas governamentais precisam urgente evoluir e simplificar seus processos, além de manterem seus sistemas preparados para a alta demanda de fechamentos de mês e ano.

O governo prometeu automatizar os sistemas para facilitar a vida dos profissionais de contabilidade, mas o que eles sentem é que são incentivados a trabalhar fora do horário comercial e sacrificar seu fim de semana com família e amigos.

Não parece que o problema dos profissionais de contabilidade com o Esocial vai acabar tão cedo, mas aqui vão algumas dicas que podem ajudar.

3 dicas para facilitar o envio de obrigações com E-social

O e-social nasceu com o objetivo de descomplicar a vida dos profissionais e das empresas. Algumas dicas vão te ajudar a não sofrer tanto no momento do envio.

Tenha atenção com o preenchimento de dados

O sistema do e-social é capaz de identificar qualquer erro ou inconsistência nas informações prestadas, o que pode virar multas e dores de cabeça para o profissional e a empresa.

Mantenha seu certificado digital em dias

A regularização das informações se dá através do cadastro nacional de informações (CNIS).

o CNIS é responsável por conferir a legitimidade de informações como 

  • Admissão e rescisão retroativos.
  • Ausência de pagamento do DSR
  • entrega de CAT fora do prazo
  • Cadastros incompletos

Qualquer retificação só pode ser realizada se a empresa empregadora estiver com o certificado digital atualizado

Tenha um sistema de organização e gestão eficiente.

As informações que precisam ser enviadas são muitas. Uma ferramenta que te ajude a organizar e lembrar os prazos e documentos que precisam ser enviados, é essencial na vida do profissional contábil.

Se você ainda não tem no seu escritório contábil ou empresa um software de gestão contábil, conheça o Rupee

Ainda não é cliente Rupee? Conheça a ferramenta e saiba como aproveitar essas e outras funcionalidades

Se você caiu de paraquedas nesse artigo e ainda não é um cliente Rupee, deixa eu te falar um pouquinho da nossa solução e como ela pode contribuir para facilitar demandas do dia a dia no seu setor contábil.

O Rupee é um software de gestão e organização e controle de entregáveis contábeis, fiscais e de folha.Solucionamos a dificuldade que os gestores e empreendedores contábeis enfrentam para ter uma gestão e visibilidade das tarefas contábeis de forma ágil e sem erros.

Com mais de 190 obrigações cobertas no sistema para atualização automática (desde balancetes, obrigações de folha, e obrigações fiscais) ainda é possível criar novos Cards de forma ágil e fácil. 

A metodologia por trás da solução da ferramenta foi criada por nossa empresa, o que faz da Rupee a única plataforma com a capacidade de oferecer aos seus clientes gestão a vista com RECORRÊNCIA,ROTINA E PERIODICIDADE, através da metodologia ágil R-R-P.

A usabilidade da nossa plataforma é enorme e adaptável a qualquer mercado. São várias as rotinas que podem ser controladas e geridas, Por exemplo:

  • Controle de conciliação bancária;
  • Acompanhamento de documentos periódicos (diários, semanais, decendiais, mensais e anuais;
  • Tarefas ligadas ao eSocial
  • Tarefas de rotinas da empresa (nada consta e desligamentos)
  • Tributos
  • declarações

Por dentro da plataforma você pode contar com várias formas de gerenciar os entregáveis da sua empresa e os seus colaboradores:

  • painel de visualização rápida
  • Dashboards diferenciados para diversas funcionalidades
  • Tabela, para quem prefere acompanhar as informações no modelo mais tabulado
  • Acompanhamento de obrigações por colaborador
  • Integração com Google Calendar.

E muito mais…

Se ainda não é cliente Rupee, fale com os nossos especialistas e veja como a solução pode transformar a gestão contábil da sua empresa.

Conteúdos que você pode gostar

Home Office na Contabilidade: Tudo o que você precisa saber

Nos últimos anos, a modalidade de trabalho remoto tem se tornado cada vez mais comum em diversas áreas, inclusive na contabilidade. Com o avanço da tecnologia, muitos profissionais têm optado pelo home office como forma de aumentar a produtividade e a qualidade

Ler mais »
Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005