Imagem

Responsabilidade extrema: assuma a liderança e seja um líder contábil confiável e assertivo

A responsabilidade extrema fará de você um líder melhor. Nele, os Navy SEALs Willink e Babin discutem lições essenciais de liderança, incluindo praticar a responsabilidade extrema, matar seu ego, impor padrões, simplificar, priorizar e executar.

Imagem de fundo verde escuro, à esquerda superior diamante branco que simboliza o ícone da Rupee. Ao centro imagem preta e branca de um homem deitado com as pernas para cima, equilibrando um mulher de pernas esticadas e braços abertos..
Objetivo da imagem: Mostrar que para o líder com responsabilidade extrema, ter controle é melhor que confiar.

Imagine! Joana é uma empresária contábil e precisa assumir uma responsabilidade Extrema. Acaba de estruturar a equipe do seu escritório contábil e está animada, mas ansiosa.

A realidade é que seu novo negócio sonhado chegou, mas com isso outras responsabilidades. Ela não é mais apenas responsável por fazer planos e atingir metas.

 Ela agora é responsável por garantir que sua organização esteja fazendo o que deve fazer e por garantir que as pessoas dentro dela estejam fazendo as coisas certas, da maneira certa.

Isso é muito para ser responsável. Então, como ela pode ter certeza de que está tudo bem?

Neste artigo, veremos como você pode ser verdadeiramente responsável pelo trabalho de sua organização, desde o início, a partir da visão do livro Responsabilidade Extrema.

O que é responsabilidade e como ter responsabilidade Extrema ?

O Dicionário Aurélio define responsabilidade como sendo “Dever de responder pelo próprio comportamento, pelas ações de outras pessoas ou instituições”.

Como líder, você é responsável por tudo o que acontece em sua organização e, com razão, será responsabilizado por tudo o que acontece, bom ou ruim.

Você precisa questionar as decisões e os processos que mantêm sua organização unida, e as consequências de não fazer isso podem ser graves. 

Não há desculpa para dizer que você não sabia o que estava acontecendo ou que não estava pessoalmente envolvido – a culpa é sua.

Saiba mais sobre responsabilidade extrema nesse vídeo do nosso líder Felipe Sore

Os líderes contábeis são especialmente vulneráveis ​​a situações difíceis. 

O processo contábil brasileiro é um fator gerador de vulnerabilidade por si só para líderes contábeis:

  • Alta burocracia
  • sistema de CNPJ complexo
  • Multas por atrasos
  • Mais de 160 obrigações por CNPJ 

É comum que você esteja sobrecarregado com as pressões da rotina para saber o que questionar. 

Isso é particularmente verdadeiro para líderes contábeis, principalmente os que estão iniciando. 

Você precisa fazer suposições sobre sua organização com base em suas funções anteriores,que na maioria das vezes era bem complexa e difícil.

A responsabilidade total é um enorme desafio a ser assumido e pode parecer esmagador. No entanto, os líderes que se planejam com base no conceito de responsabilidade extrema,  têm uma chance muito maior de sucesso do que aqueles que adotam uma abordagem mais antiga.

Como assumir a responsabilidade Extrema?

Para cumprir suas obrigações como líder e ser totalmente responsável pelas ações de sua organização, você precisa construir um entendimento preciso da organização e do que está acontecendo dentro dela.

A responsabilidade extrema é assumir a responsabilidade absoluta por tudo que afeta a sua organização ou a da sua equipe. Isso inclui desafios, sucessos, falhas e tudo mais.

 Com responsabilidade extrema, você pode começar a resolver problemas e parar de jogar o jogo da culpa.

Siga as etapas abaixo para criar e manter isso:

Acredite, comunique e ouça

Os líderes devem ter uma crença resoluta na missão da equipe. Eles também devem comunicar a estratégia com muita clareza aos subordinados e permitir que eles façam perguntas até que também acreditem na missão e na estratégia. Por fim, o líder precisa continuar ouvindo e apoiando os subordinados para manter a crença e garantir uma execução impecável.

Coloque o ego e as motivações pessoais de lado

Seu ego e motivações pessoais devem estar subordinados à missão. Como líder, seu trabalho é garantir que a missão seja cumprida, não se preocupar em como as pessoas percebem seu trabalho ou em tornar a vida o mais fácil possível para você. É preciso muita força de caráter para colocar o ego de lado.

Simplifique e esclareça

Mantenha a missão o mais simples e clara possível. A complexidade causa confusão e dificulta a execução. Quanto mais simples a estratégia, melhor.

Trabalhe em equipe

Para alcançar uma missão, é necessário que várias equipes trabalhem lado a lado

. Não caia na armadilha de trabalhar como unidades separadas na mesma missão. Trabalhe como uma equipe em uma missão.

Aplicar padrões

“Ao definir expectativas, não importa o que tenha sido dito ou escrito, se o desempenho abaixo do padrão for aceito e ninguém foi responsabilizado, esse desempenho ruim se tornará o novo padrão.”

Quando você aceita um desempenho ruim, ele se torna o padrão. Embora possa ser difícil comunicar padrões, é absolutamente necessário. A longo prazo, a equipe cairá em um padrão de baixo desempenho se você não o fizer.

Priorize, execute e seja flexível

Defina as poucas coisas vitais que importam e comece a trabalhar. Situações ou necessidades podem mudar, então seja ágil. Mas sempre fique de olho nas prioridades nas quais você está trabalhando. Perder de vista essas prioridades o levará a gastar energia em direções que não servem à missão.

Conheça o Resumo do Livro Responsabilidade Extrema

O livro “Responsabilidade Extrema” foi escrito por Scott Pape, um autor renomado e especialista em finanças pessoais da Austrália. O livro apresenta um conceito importante que é a responsabilidade extrema, que pode ser aplicada tanto em nível pessoal quanto empresarial.

O objetivo do livro é fornecer informações e estratégias que ajudem as pessoas e empresas a assumirem a responsabilidade por suas ações e tomadas de decisões. É uma leitura essencial para qualquer pessoa que deseje assumir o controle de sua vida e carreira.

Conceito de responsabilidade segundo o livro responsabilidade extrema

Conceito de responsabilidade extrema: A responsabilidade extrema é o conceito de que cada indivíduo ou empresa é responsável por suas ações e tomadas de decisão. Isso significa que, independentemente das circunstâncias, cada um deve arcar com as consequências de suas escolhas. A responsabilidade extrema é importante porque incentiva a honestidade e a transparência e promove a melhoria contínua. Ao assumir a responsabilidade por nossas ações, podemos aprender com nossos erros e crescer como indivíduos e empresas.

Como a responsabilidade extrema se aplica à contabilidade: A responsabilidade extrema pode ser aplicada à contabilidade de várias maneiras. Em termos de responsabilidade pessoal, significa que os profissionais devem assumir a responsabilidade por seu próprio desenvolvimento.

A importância da ética na responsabilidade extrema: A ética desempenha um papel crucial na responsabilidade extrema. As empresas podem adotar uma abordagem ética para alcançar a responsabilidade extrema, estabelecendo diretrizes claras para comportamento ético e incentivando a integridade e a honestidade. Isso pode incluir práticas de negócios responsáveis, como minimizar o impacto ambiental e promover a diversidade e inclusão no local de trabalho.

O papel da liderança na responsabilidade extrema: A liderança exerce um papel crucial na adoção de uma cultura

de responsabilidade extrema em uma empresa. 

Os líderes devem estabelecer um exemplo positivo, promovendo a transparência e a honestidade em todas as áreas da empresa. Eles também devem incentivar a colaboração e a comunicação aberta e promover a responsabilidade pessoal e coletiva em toda.

Ferramentas de automação podem ser muito eficientes e colaborativas para incentivar a transparência, a honestidade e a comunicação. Para conhecer o software Rupee e ter mais visibilidade dos seus processos contábeis, fale com nossos especialistas e agende uma demonstração.

Conteúdos que você pode gostar

Declaração do Imposto Sobre
a Renda Retido na Fonte

A receita Federal publicou hoje no Diário Oficial da União a Instrução Normativa RFB nº 1.990, que dispõe sobre a Declaração do Imposto Sobre a Renda Retido na Fonte (Dirf), com as regras que devem ser observadas a partir do ano-calendário de 2020.

Ler mais »

Encontre o Perfil de Cliente Ideal para Sua Empresa Contábil

Conquistar novos clientes é sempre emocionante para qualquer empresa de contabilidade, por representar crescimento e maiores ganhos. No entanto, nem todos os clientes são ideais para o seu negócio. Avaliar os clientes em perfil de cliente ideal antes de fechar um contrato

Ler mais »

Sistema contábil em nuvem: A solução para empresas modernas

O sistema contábil em nuvem é uma solução moderna e eficiente para empresas que desejam otimizar seus processos contábeis. Com essa tecnologia, é possível acessar informações em tempo real, reduzir custos e aumentar a produtividade.  Descubra como o sistema contábil em nuvem

Ler mais »
Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário abaixo para falar com a equipe da Rupee pelo WhatsApp.

Marketing by