fbpx

Tecnologia e Contabilidade: o que muda para o contador?

À medida que o tempo passa, mais a tecnologia avança rumo a transformação digital. Em um processo irreversível, inúmeras atividades e profissões vem sendo modernizadas, dando lugar a ferramentas e sistemas inteligentes.

Segundo o mesmo ritmo, a contabilidade tem apresentado atualizações e
funcionalidades que tornam suas tarefas cada vez mais automatizadas, como software contábeis e sistema de integração. Com isso, algumas consultorias acreditam que a tecnologia vai substituir também o contador.

De acordo análise feita pela Ernst & Young, até 2025 a contabilidade é uma das profissões que podem vir a ser substituídas por tecnologia. Tudo isso aconteceria com sistemas que integram as informações presentes nos sistemas públicos e privados, estando disponíveis sem precisar, necessariamente, de uma pessoa no comando.

Mas será que isso é possível? Continue a leitura!

Por que a contabilidade está mudando?

A Contabilidade é uma ciência que acompanha as mudanças que acontecem na sociedade, transformando-se e adaptando-se de acordo com as demandas da atualidade. 

Desde os primórdios da profissão, a Contabilidade já passou por diversas mudanças em seus processos, visando sempre estar em sintonia com o que mercado necessita.

Dessa forma, com as novas tecnologias e relações que crescem na sociedade, é compreensível que a área também tenha que fazer modificações em seus métodos de trabalho de tempos em tempos. 

Um cenário muito parecido com o que está acontecendo atualmente já ocorreu há menos de 30 anos.

Na década de 90, com a chegada dos microcomputadores nas empresas brasileiras iniciou-se uma revolução digital no mercado contábil. 

Começaram a surgir os softwares contábeis que simplificaram processos que custavam muito tempo e dinheiro.  

Nesse período, muitos também pensaram que fosse o “fim” da profissão. Contudo, os escritórios de contabilidade que saíram na frente e incorporam as novas tecnologias se destacaram. 

Eles ganharam mais produtividade, conseguindo contabilizar mais dados em menos tempo e melhorando a qualidade de seu trabalho.

Apenas as empresas que não se adaptaram a essa mudança perderam espaço.

Ou seja, a Contabilidade está mudando, porque a sociedade está se transformando. 

Nesse sentido, cabe aos profissionais da área se atualizarem e otimizarem seus processos para seguir entregando bons resultados e impactando positivamente a sociedade.

Futuro da contabilidade

Se você está se perguntando se a tecnologia vai substituir os contadores, a
resposta é NÃO! O contador vai muito além de entregar folhas de pagamento e obrigações fiscais, é responsável também por se relacionar e prestar o melhor atendimento possível.

Essa mudança do mercado é apenas a necessidade em transformar processos ultrapassados em processos automatizados, que vem não para tomar o lugar do contador, mas para otimizar suas atividades, colaborando com sistemas mais ágeis e transparentes.

Além disso, a capacidade analítica e interpretativa do profissional tem sido exigida para a superação de diferentes desafios e na construção de alternativas para situações complexas do ambiente corporativo. Por isso, a tecnologia é e será mais um facilitador no trabalho contábil.

Como todas as profissões, a contabilidade também está sendo impactada pelo avanço da tecnologia. 

Muitas funções que eram feitas apenas pelos contadores podem ser feitas através de programas e softwares na atualidade

Contudo, isso não quer dizer que os contadores se tornarão obsoletos, mas que a profissão deve passar por atualizações, incorporando as novas tecnologias aos seus processos.

Para falar dessas mudanças pela qual a área está passando, utilizamos o termo Contabilidade 4.0.  

Nessa nova fase da Contabilidade, as empresas e escritórios contábeis utilizam a tecnologia e a automatização a favor do trabalho, poupando tempo para fazer consultorias e trazer diferenciais de negócio.

Ou seja, novos recursos digitais substituem funções que antes eram manuais, facilitando o trabalho do contador. 

Confira algumas atividades que foram impactadas por essas mudanças:

  • recebimento automático de documentos fiscais;
  • apuração de impostos e encargos;
  • realização da escrituração.

Uma vez que funções antes feitas por profissionais formados no curso de Ciências Contábeis passam a ser feitas pelos softwares e computadores, existe uma mudança no comportamento do contador no mercado de trabalho. 

A tendência é que esse profissional ocupe cada vez mais um papel estratégico e analítico nas empresas ou escritórios de contabilidade.

Ou seja, o contador deixa de ser aquele profissional “mão na massa” e passa a fazer parte  da tomada de decisão e criação de estratégias nas empresas.

Nesse novo momento da Contabilidade, novas habilidades serão exigidas dos profissionais da área, tais como:

  • Visão estratégica

Com ferramentas tecnológicas realizando o trabalho operacional e burocrático, o contador assume um papel muito mais consultivo nas empresas.

Ou seja, muito além de compreender cálculos e processos fiscais, o contador deve ter a capacidade de olhar para os números de forma analítica e estratégica, buscando identificar oportunidades e tomar decisões que beneficiam a empresa.

Dessa forma, ter uma visão estratégica é um dos novos desafios do contador.

O profissional capaz de desenvolver essa habilidade certamente se destaca no mercado de trabalho. 

  • Atualização constante 

A tecnologia avança numa velocidade nunca vista antes. Novas ferramentas surgem diariamente, sendo essencial estar sempre atento às novidades. 

Nesse contexto, é fundamental que os contadores estejam sempre se atualizando e se mantendo informados sobre os novos recursos da área.

Além de garantir a otimização do trabalho, contar com os recursos mais atuais vai diferenciar o profissional ou escritório dos demais. 

  • Especializações

No cenário contábil, cresce cada vez mais a necessidade dos profissionais seguirem se especializando mesmo depois da graduação. 

Afinal, novos conhecimentos sempre podem ser agregados à área, principalmente no contexto 4.0. 

As tendências da contabilidade

Esse novo momento da rotina de trabalho dos contadores inclui:

  • Tecnologia e automação de processos

Como mencionamos anteriormente, a tecnologia vai trazer muitas mudanças para a Contabilidade, especialmente na automação dos processos. 

Diversas atividades que eram mais operacionais serão desenvolvidas por ferramentas tecnológicas. 

Dessa forma, os contadores terão mais tempo para lidar com problemas reais e pensar em estratégias eficientes para vencer a concorrência.

  • Armazenamento em nuvem

Pilhas de país, armários amarrotados e pastas físicas vão deixar de fazer parte do cenário de um escritório contábil. 

A contabilidade 4.0 veio para trazer mais segurança e produtividade para a Contabilidade.

armazenamento em nuvem é uma tendência que tende a se consolidar cada vez mais na área. Afinal, oferece mais economia, segurança e praticidade na hora de guardar os documentos.

  • Certificados digitais

Os certificados digitais já são uma realidade, mas a tendência é que seu uso cresça ainda mais nos próximos anos. 

Esses recursos permitem que documentos sejam assinados de forma virtual com a mesma validade dos certificados físicos, o que economiza tempo e otimiza processos.  

  • Inteligência artificial

A Inteligência Artificial (IA) é uma tecnologia que simula a inteligência humana. Sendo assim, é capaz de realizar os cálculos de tributos, gestão dos documentos fiscais, realização de auditorias, entre outras atividades da Contabilidade. 

Inserir a IA na rotina contábil é a garantia de obter processos mais otimizados, executando ações que levariam horas em poucos minutos. 

Os escritórios de contabilidade e os profissionais da área devem conhecer e saber utilizar essas ferramentas para se manterem atualizados no mercado de trabalho.

Os benefícios da tecnologia na contabilidade

Apesar de acharem que a tecnologia pode substituir não só a contabilidade, como outras profissões, isso não procede. A tecnologia, assim como outras novidades vem para beneficiar a contabilidade, e os profissionais que se adaptarem terão resultados satisfatórios.

Entre as tecnologias utilizadas por contabilidades, o sistema de gestão web ERP tem se destacado por integrar e tornar os processos contábeis mais ágeis e práticos. Imagine deixar de lado toda aquela papelada e burocracia de enviar e anexar documentos e ao mesmo tempo garantir a segurança das obrigações fiscais e financeiras.

Confira os principais benefícios que a contabilidade tem com um software de gestão integrado.

Maior prazo: com o fim da perda de tempo com burocracias, como o envio de documentos e relatórios físicos ao contador, sua equipe terá maior tempo para focar em ações estratégicas de maior impacto.

Economia com serviços: além de ganhar mais tempo, também é possível fazer economias, eliminando a contratação de serviços anteriormente necessários, como o trabalho de motoboys para envio de documentos, por exemplo.

Precisão das informações: a integração irá eliminar erros de digitação e por isso, problemas como o envio de informações erradas ao Fisco ou outros órgãos reguladores serão eliminados.

Legalidade: guarda legal dos XMLs das NF-es recebidas e emitidas dentro do sistema pelo tempo estabelecido por lei. Isso irá garantir a manutenção do acervo e liberar o acesso desses documentos para o contador. Esta facilidade pode evitar muitos problemas, como multas e penalidades que poderão atrapalhar o crescimento da empresa.

Organização: com a simplificação de todo o controle sobre o pagamento correto dos impostos, sua empresa dará um grande passo para conseguir se manter organizada financeiramente.

Ter uma contabilidade que opere com um web ERP, ou seja, com um sistema de gestão online, é o primeiro passo que o contador estará dando para se adaptar às novas tecnologias. Buscando aperfeiçoar seus processos e se destacando no mercado competitivo.

A W3ERP possui um sistema que integra todos os dados e informações necessários para prestação de contas, a gestão terá mais agilidade e praticidade.

Conteúdos que você pode gostar

Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005