fbpx

Contabilidade ambiental: equilíbrio entre sustentabilidade e resultados

Garantir um desenvolvimento empresarial nos dias de hoje é, também, saber quais são os limites impostos pelo planeta. Por essa razão, a contabilidade ambiental pode ser um fator decisivo para esse tipo de sustentação de crescimentos.

O debate a respeito dos desdobramentos econômicos e dos efeitos climáticos tem sido um fator importante, também, para o mercado, ajudando a criar uma série de fundos de proteção à florestas e outros elementos naturais que são essenciais.

No entanto, do ponto de vista de uma gestão empresarial, por esse ser um fator novo e que nem todas as empresas aderiram, pode ser um desafio bastante complexo criar uma lógica competitiva sem passar por essas estruturas.

A consciência ambiental do público, nesse contexto, é um ponto que consegue fazer com que esses elementos se realizem de forma mais sofisticada, criando uma noção de comunidade, inclusive, dentro do mercado.

Esse é um fator importante, uma vez que a industrialização foi um dos grandes motores dos desenvolvimentos tecnológicos, mas, em contraponto, surgiram alguns efeitos que podem ser muito nocivos dentro dessa lógica de sobrevivência do planeta.

Tanto é assim que o avanço das emissões de gases poluentes e esgotamento de recursos naturais passou a ser um fator debatido por causa dos avanços quase que definitivos que eles tiveram nos últimos séculos.

Com o surgimento da modernidade, o crescimento da população mundial e o acirramento do mercado, tornou-se vital a busca por produzir mais e de forma eficiente, o que fez com que houvesse um descompasso com a natureza do planeta.

Um dos grandes exemplos nesse sentido é o petróleo e a produção de plástico que, em menos de um século de desenvolvimento, já estava tornando esse tipo de material cada vez mais escasso.

Juntando-se a isso, a fabricação de combustíveis fósseis para carros, o que, também, é um fator que possui mais ou menos um século, fez com que esse recurso fosse ameaçado, além, claro, de elevar os índices de gases poluentes.

Por essa razão, a sustentabilidade tem se tornado a bola da vez do debate global e a tendência é que esse seja um elemento muito mais presente no futuro, criando uma lógica bastante sólida de preservação do planeta.

Sustentabilidade: um novo passo

Seja na produção de um motor para portão de correr com corrente ou em um carro elétrico, a sustentabilidade pode ser pensada desde a produção de itens até uma lógica de serviços que abarque as necessidades do planeta.

Esses são padrões importantes que precisam ser considerados, já que não há como pensar em nenhum tipo de elaboração que não passe pelos debates formulados pelas grande cúpulas climáticas.

Hoje em dia, há uma série de debates de lideranças mundiais, empresas e sociedade civil que visa pensar em alguns padrões que possam reduzir os danos climáticos que, nesse momento, possuem um caráter que não dá mais para retornar.

Com base nisso, de um ponto de vista maior, é possível pensar em algumas perspectivas que podem ajudar nesse sentido:

  • Mudança de matriz energética;
  • Redução de consumo de recursos naturais;
  • Preservação de zonas ambientais;
  • Reciclagem de materiais.

Todos esses pontos podem trazer algumas respostas para os questionamentos mais urgentes, o que pode, inclusive, ser pensado dentro de uma lógica empresarial, como em uma companhia que faz projeto de banheiro apartamento planejado.

Nesse caso específico, é possível que os designers pensem em soluções que possam reduzir o consumo de água, elevar o reúso e, também, utilizar materiais reciclados ou madeira de reflorestamento.

Sendo assim, é possível pensar em todos esses aspectos a partir do tripé da sustentabilidade, o que é um fator bastante importante.

Sustentabilidade ambiental

De um ponto de vista geral, a sustentabilidade ambiente é o lugar comum que as pessoas podem encarar, uma vez que ela atua dentro de uma perspectiva que visa preservar o meio ambiente de uma forma geral.

Uma confecção de camiseta para congresso que faz uso de tecidos que possuem origem em algodão plantado de forma controlada pode ser pensada a partir dessa lógica sustentável.

Sustentabilidade social

A sustentabilidade social é um fator bastante importante, o que pode ser pensado a partir de algumas instâncias que são essenciais do ponto de vista das relações entre pessoas.

Nesse contexto, quando se fala em inclusão em todos os seus aspectos e complexidades, o que se está falando, em última instância, é de sustentabilidade social, o que pode transformar o mundo em um lugar melhor para as pessoas.

Sustentabilidade econômica

Como foi dito anteriormente, o crescimento e a otimização da produção é um fator que não apenas é fundamental para as empresas, mas é essencial para suprir a demanda que surgiu a partir do crescimento demográfico.

Por isso, ao se deparar com o crescimento da demanda por uniforme profissional para manutenção, é preciso que uma corporação consiga compreender como orientar esse crescimento em paralelo com orientações sustentáveis.

O que é contabilidade ambiental?

De uma forma geral, a contabilidade é a gestão dos recursos financeiros de uma empresa, criando uma lógica que vai desde aspectos tributários até perspectivas de lucros e investimentos que podem ser feitos.

Esse é um fator muito importante para o crescimento de uma empresa que pretende aumentar o número de compras de um caminhão Munck com cesto.

No entanto, pensar nesses aspectos de forma sustentável é saber como a contabilidade ambiental entra nessa dinâmica, uma vez que ela tem o enfoque a respeito de gestão de recursos, só que, desta vez, naturais.

Assim, essa é uma estratégia que acaba se sustentando na sustentabilidade econômica, visando trazer uma compreensão de quais são as dinâmicas daquela empresa dentro de uma lógica de consumo e atuação dentro dos recursos naturais.

Supondo que uma entidade que fabrica bolsa personalizada para aniversário tenha tido um saldo positivo em seu relatório ambiental, esse é um fator que pode ser divulgado.

Qual o objetivo da contabilidade ambiental?

Diante dos relatórios climáticos internacionais com perspectivas cada vez mais catastróficas, tanto as empresas quanto a sociedade acabam tendo uma reação a esse tipo de orientação.

Desta forma, urge a necessidade de criar uma cultura de mercado que consiga lidar com esses desafios que estão sendo consolidados, o que faz da contabilidade um fator determinante.

Isso porque a gestão de recursos naturais dentro de uma lógica estratégica pode fazer com que algumas atitudes sejam tomadas, elevando, inclusive, a impressão do mercado consumidor a respeito de algumas marcas.

Ao saber do perfil sustentável de um escritório que administra uma empresa de sementes de capim para cavalo, um público pode acabar privilegiando a contratação dele, o que fará com que outras empresas do setor sigam esse padrão.

Impactos da contabilidade ambiental

Com o passar dos anos, a contabilidade ambiental tem se tornado um dos elementos mais importantes no radar ecológico das empresas e isso tem um porquê: há uma capacidade bastante grande de orientar ações.

Por essa razão, é possível afirmar que a contabilidade ambiental consegue impactar o mercado de forma muito objetiva, justamente por conta de seus aspectos que podem fazer com que as empresas caiam em si.

Além disso, mesmo aquelas que já atuam sob uma perspectiva sustentável, é importante que haja uma percepção a respeito de todas as melhorias que podem ser percebidas dentro do mercado.

Dessa forma, uma empresa que faz escavação de subsolo pode ganhar de um ponto de vista de credibilidade do público, ao mesmo tempo que suas elaborações são adaptadas aos padrões ambientais contemporâneos.

Há, dessa maneira, uma importância bastante grande a respeito esses fatores, o que pode trazer alguns benefícios para as empresas que a adota:

  • Visão estratégica;
  • Maior credibilidade do mercado;
  • Alinhamento legislativo;
  • Redução de riscos jurídicos.

Há, é claro, uma infinidade de outros elementos que podem ser considerados, mas esses já dão conta de uma percepção do quanto pode ser importante um elemento desses dentro das orientações estratégicas da companhia.

Tanto de um ponto de vista econômico como de patrimônio de marca, ter uma noção sustentável de atuação pode ser um elemento essencial dentro de qualquer segmento de mercado nos dias de hoje.

Considerações finais

É certo que o debate a respeito do desenvolvimento sustentável avança a passos largos, uma vez que o planeta tem trazido demandas que são urgentes.

Dessa forma, não há como esses aspectos não influenciarem o mundo empresarial como um todo, criando uma série de estratégias que podem ser adotadas para que haja uma responsabilidade geral a respeito desse tema.

Com isso, é possível pensar em alguns aspectos importantes, sendo um dos mais relevantes o da contabilidade ambiental.

Esse é um fator que consegue interferir de forma numérica em elementos de atuações empresariais que são essenciais para o meio ambiente.

Saber quais são seus benefícios pode ajudar a criar uma dinâmica cada vez mais sólida dentro desses aspectos.

Para otimizar a sua organização contábil conheça o Rupee

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Conteúdos que você pode gostar

Gestão contábil: qual o papel da tecnologia.

A gestão contábil é uma área fundamental para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. A precisão e eficiência na gestão das informações financeiras são cruciais para o sucesso dos negócios. Com o avanço da tecnologia, diversas ferramentas e

Ler mais »

Pandemia: Contextualizando sobre esse momento

Agosto de 2020, estamos no meio de uma pandemia mundial e muitas empresas estão precisando se adaptar para sobreviver. Na maioria dos casos, sair da zona de conforto já é uma mudança significativa, agora se manter em isolamento social, conforme a OMS

Ler mais »

Como montar um planejamento anual contábil em 2024

Ano novo, novas metas e, para aumentar a competitividade do seu escritório contábil, a melhor forma é ter um planejamento anual. Com um planejamento anual contábil, você terá uma visão clara dos objetivos do negócio e poderá se organizar para alcançar os

Ler mais »

4 Passos para Superar Objeções de Vendas dos clientes contábeis

A palavra “não” pode ser uma pílula difícil de engolir. Na venda, quando você está tentando fechar um negócio, a palavra “não” é muitas vezes interpretada como algo extremamente negativo. Mas, se essa negativa vier acompanhada de uma justificativa considerada objeções de

Ler mais »

Contabilidade digital: Ideias para implantar hoje!

Contabilidade digital Muitas empresas de contabilidade ainda não modernizaram os seus sistemas para oferecer um serviço de contabilidade digital para seus clientes. A tecnologia mudou a forma de trabalhar do setor contábil. Antigamente, num passado não tão distante, os escritórios de contabilidade

Ler mais »
Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005