Imagem

Trabalhe 4 horas por semana: um guia prático para alcançar o impossível.

homem na praia, sem camisa e de boné, olhando o celular. como sobreposição da foto. referencia a vida de quem aplica o livro trabalhe 4 horas por semana

O sonho de todo profissional contábil é trabalhar menos, imagine trabalhar apenas 4 horas por semana? Mas, isso parece impossível, diante da quantidade de atribuições que a profissão exige.

 Trabalhar menos é algo possível quando você aprende os conceitos necessários para não desperdiçar tempo em atividades que não vão te levar ao seu objetivo maior.

Nesse artigo, vamos te mostrar como trabalhar menos a partir dos ensinamentos do livro “ trabalhe 4 horas por semana” 

O trabalhe 4 horas por semana de Timothy Ferriss é um livro best-seller quase obrigatório para gestores contábeis que desejam escapar da rotina desgastante e alcançar a liberdade financeira por meio de uma combinação de priorização, automação e estilo de vida.

Não é que você vá começar a realizar todas as suas atividades da rotina contábil em 4 horas por semana, mas sem dúvida, o que o Timothy ensina, vai te ajudar a ter mais sucesso sem se matar de trabalhar.

Sobre o livro, Trabalhe 4 horas por semana

O livro começa apresentando o conceito de “Novos Ricos”, que segundo Timothy Ferris,são aqueles que alcançaram a independência financeira por outros meios que não o emprego tradicional. 

Ferriss, argumenta que o modelo tradicional de trabalhar duro por 40 anos para se aposentar aos 65 está desatualizado e que, com a mentalidade e as ferramentas certas, qualquer pessoa pode alcançar a liberdade financeira muito mais cedo.

Essa realização, segundo o autor, pode ocorrer a partir do momento em que você domina as quatro etapas para alcançar a semana de trabalho de 4 horas

  • A eliminação;
  • A automação;
  • A liberação e
  • A renda. 

A etapa de eliminação envolve identificar e cortar tarefas e atividades que não são essenciais para alcançar os objetivos.

 A automação envolve encontrar maneiras de automatizar ou terceirizar essas tarefas não essenciais, como usar assistentes virtuais ou automatizar as finanças. 

A libertação é libertar-se das restrições do emprego tradicional e alcançar a independência de localização.  E, por fim, a etapa da renda trata de encontrar maneiras de aumentar a renda por meio do empreendedorismo ou do investimento.

Uma das ideias-chave do livro Trabalhe 4 horas por semana é o conceito de “musa”, que é a ação de encontrar um negócio que lhe gere pouco trabalho e fluxo constante de renda passiva. 

Ferriss incentiva os leitores a encontrar sua “musa” e construir um negócio em torno dela, em vez de tentar começar um negócio do zero. Ele também mostra uma variedade de estudos de caso e exemplos de “musas” bem-sucedidas em vários setores.

O livro  ainda aborda tópicos como:

  1. Como usar a mídia social e as redes para promover os negócios, 
  2. Como negociar e terceirizar com eficiência e 
  3. Como criar uma “habilidade de alta renda” que pode ser usada para gerar renda em um horário flexível.

Embora “A semana de trabalho de 4 horas” seja repleta de conselhos práticos e etapas acionáveis, é importante observar que a ideia é mais uma metáfora que uma promessa concreta.. 

Não se trata de trabalhar apenas 4 horas por semana, mas de alcançar um nível de liberdade financeira que permita trabalhar em seus próprios termos e ter mais controle sobre seu tempo.

Os críticos literários apontam que alguns dos ensinamentos do livro podem não ser sustentáveis para algumas indústrias e setores, porém para gestores e colaboradores dos setores contábeis, é totalmente viável aumentar a produtividade a partir dos princípios do livro.

Como o conceito do livro Trabalhe 4 horas por semana pode aumentar a produtividade do seu trabalho contábil

No livro “Trabalhe 4 horas por semana”, o conceito de eliminação aparece como uma estratégia fundamental para conseguir mais com menos tempo e esforço. No âmbito da contabilidade, este princípio pode ser aplicado de várias formas:

Priorize as tarefas: identifique os 20% das tarefas contábeis que geram 80% dos resultados e concentre-se nelas. Elimine ou delegue as tarefas que não agregam valor.

Automatize processos: use tecnologia e software para automatizar tarefas repetitivas, como entrada de dados,  acompanhamento da rotina, faturamento e relatórios financeiros.

Terceirize tarefas não essenciais: Considere terceirizar tarefas que podem ser delegadas, para empresas especializadas ou freelancers.

Simplifique a comunicação: use e-mail e ferramentas de gerenciamento de projetos para simplificar a comunicação com clientes e membros da equipe, eliminando a necessidade de reuniões e telefonemas desnecessários.

Aproveite ferramentas e recursos: utilize ferramentas e recursos online para melhorar a eficiência, como software de contabilidade baseado em nuvem, calculadoras financeiras e modelos, além de treinamento e educação online.

Crie um sistema: crie um sistema que permita gerenciar seu tempo e tarefas com mais eficiência, como controle de tempo e software de gerenciamento de projetos.

Revise e avalie: Revise e avalie regularmente seus processos e procedimentos para identificar áreas onde você pode eliminar ineficiências e melhorar a produtividade.

Flexibilidade: aproveite a flexibilidade do trabalho remoto e crie um cronograma que permita trabalhar nas horas mais produtivas, eliminando a necessidade de longos deslocamentos e distrações no escritório.

Melhoria contínua: Avalie e melhore continuamente seus processos, ferramentas e procedimentos, a fim de encontrar maneiras de economizar tempo e esforço.

Aplicando os princípios de eliminação, automação e terceirização, você gestor e toda a sua equipe, podem trabalhar de forma mais inteligente como sugere o livro trabalhe 4 horas por semana e conseguir mais com menos tempo e esforço. 

Além disso, o uso de tecnologia e recursos, podem melhorar a precisão, segurança e agilidade dos processos financeiros e contábeis.

10 ensinamentos do livro trabalhe 4 horas por semana para gestores contábeis

colocar imagem

“O plano de vida adiada é a crença equivocada de que devemos sacrificar o presente em prol do futuro.”

“Os novos ricos não vivem no futuro; vivem no presente. Não sacrificam o hoje pelo amanhã; sacrificam o amanhã pelo hoje.”

“Trata-se de criar um negócio que funcione sem você, para que você possa fazer o que quiser com seu tempo.”

“A semana de trabalho de 4 horas não é sobre trabalhar menos, é sobre alcançar mais.”

“A semana de trabalho de 4 horas é sobre como usar a regra 80/20 (princípio de Pareto) para identificar os 20% das atividades que geram 80% dos resultados.”

“A semana de trabalho de 4 horas é sobre automatizar fluxos de renda, para que você possa ganhar dinheiro enquanto dorme.”

“A semana de trabalho de 4 horas é sobre criar um estilo de vida de liberdade, aventura e diversão.”

conclusão

No geral, “Trabalhe 4 horas por semana” é um livro instigante e inspirador que desafia os leitores a questionar suas suposições sobre trabalho e sucesso financeiro. Ele fornece um roteiro para alcançar a liberdade financeira e viver uma vida mais com menos stress e mais resultados.

 Embora algumas das ideias possam não ser aplicáveis ​​a todos, o livro é um recurso valioso para quem quer assumir o controle de sua carreira e de seu futuro financeiro.

Para os gestores contábeis, o livro é um grande aprendizado. Se você deseja começar a aplicar, inicie pela eliminação e automação dos processos repetitivos, para isso, conte com o Rupee.

Conteúdos que você pode gostar

ECF 2021: Prazo de entrega prorrogado

A escrituração contábil fiscal (ECF 2021),é uma, entre as várias obrigações acessórias que precisam ser enviadas anualmente à Receita Federal por meio sistema  público de escrituração fiscal ( SPEED).Esse ano a ECF 2021, que tinha seu prazo máximo de envio em julho/2022

Ler mais »

Planejamento tributário: reduzindo penalidades futuras

O planejamento tributário é uma estratégia fundamental para reduzir as penalidades financeiras no futuro. Essa prática envolve o conhecimento das leis aplicáveis, a identificação de oportunidades legais de economia de impostos, a otimização de deduções e benefícios fiscais, além da manutenção de

Ler mais »

Guia Visual para Compliance Fiscal

A Importância do Compliance Fiscal para Empresas O compliance fiscal é um dos pilares fundamentais para a saúde financeira e a longevidade de qualquer empresa, especialmente para aquelas que operam em mercados complexos e regulados. No contexto atual, onde as regulamentações fiscais

Ler mais »

Contabilidade moderna: 5 sistemas contábeis indispensáveis

O papel do contador está em constante mudança devido à rápida evolução das tecnologias emergentes e dos novos sistemas contábeis que vêm com tarefas automatizadas.  Atualmente, os contadores precisam ser capazes de realizar não apenas tarefas técnicas, mas também ter habilidades de

Ler mais »
Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário abaixo para falar com a equipe da Rupee pelo WhatsApp.

Marketing by