fbpx

Lei de arbitragem: Brasil ocupa 2º lugar no ranking mundial.

Lei de arbitragem

A Lei de arbitragem

A Lei de arbitragem, regulamentada pela Lei nº 9.307/96, permite a resolução extrajudicial de conflitos de instituições privadas fora do poder judiciário. Embora não envolva diretamente o judiciário, questões arbitrais, quando realizada por um árbitro, tem valor legal.

A crise da Covid 19 teve impacto em muitos cenários no Brasil e no mundo. Uma das questões que teve grande impacto foi o aumento da arbitragem para solução de conflitos empresariais.

No Brasil, o aumento atingiu dispustas de sociedade, questões contratuais e disputas trabalhistas e de esportes.

A professora e advogada Selma Lemes, realizou uma pesquisa sobre o tema, e constatou que processos que envolvem a Lei de arbitragem superaram os número de 1.000 casos somente no ano de 2021. Essa alta representa um aumento de 5% em relação ao ano de 2020.

O números brasileiros que já eram altos, ficaram ainda mais expressivos, levando o Brasil a vice posição do ranking mundial, abaixo apenas do EUA.

As áreas mais afetadas com processos de arbitragem nesse período dos últimos dois anos foram o fornecimento de produtos, matérias societárias

É importante salientar que, o aumento da arbitragem foi vista no mundo inteiro, no Brasil, o agravante das dificuldades comerciais destacou ainda mais esse aumento.

Não se espera que esse fenômeno reduza após o efeito da pandemia, pois as empresas entenderam que tratar algumas questões de forma não jurídica vale a pena, mas alguns cuidados precisam serem tomados.

Quando uma oferta aumenta, é natural aumentar também o número de fornecedores. Foi observado um aumento expressivo de câmaras de arbitragem no país, sobretudo nos estados do Sul e do Sudeste, mas nem todas com a qualidade necessária.

O crescimento desenfreado das câmaras arbitrais, ocasionou espaços arbitrais sem estrutura e sem comprovação da capacidade do corpo técnico para julgar litígios de forma imparcial e correta.

Por isso, se sua empresa está passando por um problema que pode ser resolvido extrajudicialmente, para evitar a demora dos processos judiciais e você como gestor pretende usar desse direito de arbitragem para tal, deve ter cuidado e escolher o local de execução com segurança e confiabilidade total.

Uma forma de evitar problemas na sua empresa é tendo o total controle e organização dos seus processos rotineiros e robustos. Para organização contábil, fiscal e de folha, conte com a Rupee

Conteúdos que você pode gostar

A importância da Conta PJ para a contabilidade

Separar a pessoa física e jurídica é fundamental para o sucesso de uma empresa. Vamos te contar a importância da conta PJ para a contabilidade! A conta PJ é uma ferramenta essencial para o dia a dia financeiro de qualquer empresa. Com

Ler mais »

Software Paralegal: como usar a funcionalidade no software Rupee

O software Paralegal é uma funcionalidade que nós temos em paralelo ao Rupee que desempenha procedimentos de forma autônoma ou semi autônoma, como parte de um sistema de atendimento jurídico, ou seja, o Paralegal facilita tarefas que requerem entendimento da legislação para

Ler mais »
Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005