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5 segredos dos líderes que inspiram os colaboradores

Você sabe como ser um líder que inspira seu colaboradores?

Todos nós sabemos que funcionários felizes tem mais chance de permanecer na empresa e de gerar resultados melhores. Às vezes, pode parecer impossível desenvolver funcionários engajados . No entanto, funcionários satisfeitos não precisam ser algo raro na sua empresa.

Com cuidado e trabalho árduo, você pode criar um ambiente de trabalho que apoie a felicidade dos funcionários. E, pode não ser tão difícil quanto você pensa. A chave é você reconhecer descobrir como ser um líder que influencia, motiva e encoraja.

Embora seu trabalho como líder exija várias habilidades, o componente de liderança deve se destacar, o que significa que você deve construir bons relacionamentos com os funcionários para influenciar, motivar e encorajar.

Mas, como saber se você é ou não um líder que inspira?

O que é um líder que inspira

Não existe dúvida, que tudo que os lideres querem é ser exemplo para os colaboradores que estão sob o seu comando e ser bem visto por todos na empresa como um líder que inspira. No entanto também é perceptível a lacuna que existe entre a atuação dos líderes na empresa e o que seria o ideal.

Uma pesquisa recente da empresa americana Gallup, mostra que apenas 22% das equipes acham que seus líderes têm uma direção clara de onde levar a empresa.

Em uma época que, para serem bem-sucedidas, as empresas precisam evoluir constantemente para atender a demanda de novas tecnologias, tendências de marketing e desejos dos clientes que estão mudando continuamente, as empresas devem ter um líder inspirador que motive e oriente sua equipe para alcançar metas desafiadoras.

Um líder inspirador é apaixonado, confiante, emocionalmente inteligente, decisivo e estratégico. Essas qualidades existem em suas palavras, ações e energia. Sabendo que não podem alcançar seus objetivos sozinhos, eles trazem o melhor dos outros.

Líderes inspiradores dão propósito às pessoas, motivam suas ações e proporcionam mais realização em suas carreiras profissionais. Uma organização que deseja ver o sucesso sustentado deve ter uma liderança inspiradora em toda a empresa.

Para saber como fazer isso, conheça algumas das características de líderes inspiradores

Como inspirar funcionários com seus próprios sonhos

Pode parecer contra intuitivo, mais a atitude mais importante para ser um líder que inspira os funcionários é ser uma pessoa que tem uma preocupação genuína com a vida pessoal do colaborador.

Isso significa reservar um tempo para perguntar sobre suas férias e família, seus hobbies e interesses. Também significa dar a eles a chance de conhecê-lo.

Na segunda-feira de manhã, quando todos estiverem falando sobre o fim de semana, mencione que vai à peça da escola de sua filha ou que assistiu ao jogo do fim de semana. Ou fale sobre como é difícil ver seus pais lutando contra problemas de saúde ou como foi ruim explicar a seu filho que o cachorro morreu.

Quando há muito trabalho a ser feito em poucas horas, pode parecer que dedicar tempo à interação pessoal é desperdício de produtividade. No entanto, conhecer os membros de sua equipe, seus interesses e estresses dentro e fora do escritório pode ser um poderoso aliado para ajudá-lo a encontrar as melhores maneiras de os incentivar e influenciar para uma produtividade ideal.

Isso não significa que você deva ser o melhor amigo de seus funcionários, mas precisa demonstrar interesse e preocupação por seus sonhos e desafios pessoais.

Os seres humanos percebem o interesse como carinho. Os líderes que fazem os funcionários sentirem que seu chefe se preocupa com eles como mais do que uma engrenagem na roda da empresa, geram lealdade e motivam os funcionários a trabalhar mais. Essa é a chave para inspirar os funcionários.

É também papel do líder ajudar seus colaboradores a alcançar seus sonhos pessoais enquanto bate as metas da empresa.

As 5 principais estratégias para ajudar seus funcionários a atingir suas metas

Seja um líder autêntico

Líderes inspiradores mostram autenticidade o tempo todo e se conectam genuinamente com os outros. Eles compartilham abertamente detalhes sobre si mesmos, de onde vieram, os desafios que enfrentaram e seus sonhos para o futuro.

Não há falsidade neles, o que traz um nível adicional de respeito dos outros. Eles estão genuinamente orgulhosos de quem são e não tentam esconder isso. Mais importante, eles sempre agem da mesma forma, não importa o contexto.

Seja acessível

Outra característica para os líderes desenvolverem envolve ser acessível. Parte disso se resume a criar um ambiente onde as pessoas se sintam à vontade para expressar suas opiniões e conversar com você.

Líderes acessíveis mostram um lado vulnerável, exibindo sua natureza pessoal. Em outras palavras, eles mostram que são como qualquer outra pessoa: humanos e relacionáveis. Eles também reconhecem essas características nos outros e permitem que esse sentimento se espalhe por toda a organização.

Um líder acessível é um líder inspirador que sabe se comunicar. Eles não têm medo de contar sua história e compartilhar sua visão com os outros. Isso vale tanto para as pessoas dentro da empresa quanto para os clientes fora dela.

Saiba escutar o seu colaborador

Embora muitas pessoas possam pensar em um líder inspirador como alguém que fala bem, elas também precisam ser grandes ouvintes. Se os líderes não aprenderem a ouvir, como saberão o que os outros estão dizendo?

Líderes inspiradores dão tempo para que as pessoas expressem seus pensamentos. Eles absorvem suas ideias e as contemplam, e não as descartam como sem importância. Se as pessoas perceberem que um líder escuta, elas ficarão mais inspiradas a segui-lo.

Ouvir é outra maneira de estabelecer uma conexão com outras pessoas. Isso mostra que você presta atenção e se preocupa honestamente com o que eles dizem.

Comunique suas expectativas de forma clara

Quer que seu time ultrapasse seus objetivos ? Explique o quadro geral, por que eles estão fazendo o que estão fazendo e defina expectativas claras. Seus funcionários precisam entender como se encaixam na empresa, por que seu trabalho é importante e o que devem fazer para ajudar a empresa a atingir seus objetivos. Pesquise profundamente para garantir que cada membro da equipe entenda como ele contribui para a empresa como um todo.

Digamos que a empresa tenha uma meta de vendas de final de ano de X. Seus funcionários precisam saber o que podem fazer todos os dias para ajudar a atingir essa meta. Atenha-se a uma ou duas tarefas para não sobrecarregá-las.

Depois de definir expectativas claras, você deve responsabilizar as pessoas, verificando semanalmente ou mensalmente para ver se as metas estão sendo atingidas. Não se esqueça de reconhecer o sucesso publicamente e treinar em particular se houver um problema.

Tenha uma liderança servidora

Por ultimo, mas extremamente importante é você ser um líder aberto e disponível.

Em outras palavras, é ser um líder servil. Acredito muito na liderança servidora e um trecho do autor James Hunter, The World’s Most Powerful Leadership Principle ( o princípio de liderança mais poderoso do mundo). Ele fala o seguinte:

“O modo como nos comportamos como chefes no trabalho hoje afeta o que acontece à mesa de jantar na casa de outras pessoas esta noite. Qualquer pessoa que já teve um chefe ruim certamente se identifica com o que estou falando. Acredito que é aqui que começa a liderança servil. Precisamos refletir sobre essa responsabilidade incrível para a qual nos inscrevemos e reconhecer que nossas escolhas e comportamentos estão impactando vidas”

Um bom exemplo do que quero dizer foram algumas lideranças na Copa do mundo. Recentemente vivemos a copa do mundo e o sofrimento de perder a chance do hexa mais uma vez. No entanto, uma das coisas mais comentadas foi a postura de liderança do treinador Tite, ao sair do campo na derrota e abandonar sua equipe sozinha e devastada.

O Tite provou não ser um líder que está com os seus jogadores para o que der e vier, o oposto da liderança servidora.

Enquanto a liderança do Tite foi fortemente criticada, o treinador Scalone, foi aclamado por ser um líder jovem, motivado, com um espírito de liderança voltada para o bem estar dos seus jogadores. O Lionel Scalone esteve ali, do lado dos seus jogadores, mostrando que estava com eles naquela batalha difícil e independente do que acontecesse não largaria a mão deles.

Esse é o conceito de liderança servidora.

Veja o vídeo que o Maurício, nosso COO. Co- founder e psicólogo do Rupee falou sobre a postura do Tite aqui.

Se você estiver no campo de batalha com seus colaboradores, será visto como um líder de equipe respeitado, e não como um tirano distante. Você também será capaz de manter alto o comprometimento emocional e nutrir as grandes ideias dos funcionários na fonte. Lembre-se de estar aberto ao feedback também.

Finalmente, saia do caminho e deixe seus funcionários brilharem. Dê a eles oportunidades de se posicionarem como especialistas no assunto. Por exemplo, se você tiver uma apresentação para executivos, dê aos seus principais participantes a chance de apresentarem juntos.

Ao dar aos seus funcionários oportunidades de crescimento de alto nível, você fará com que eles se sintam valorizados e apreciados. Lidere com o coração, invista seu coração em seu pessoal e deixe-os crescer junto com você.

O modelo Ruppe de liderança inspiradora

Maurício Lasevich( Co-founder Rupee) e Guilherme Baumworcel ( CEO Rupee)

Aqui na Rupee acreditamos que o CPF vem sempre antes do CNPJ. Valorizamos o indivíduo antes da empresa, sabemos que cada colaborador, cliente ou parceiro quando chega até nós, já tem seus sonhos, suas dores, suas crenças sociais e seus anseios.

Treinamos nossos líderes para serem motivadores constantes dos nossos colaboradores, para inspirar os seus sonhos, contribuir com seu aprendizado e garantir que eles sejam felizes.

Entendemos que todos nós trazemos nossa socialização desde a infância para o local de trabalho. Você, como líder de equipe, deve reconhecer seu estilo natural e ajustar-se às necessidades de cada funcionário .

Para ser eficaz, você deve reconhecer que alguns funcionários podem trabalhar de maneira diferente. Ajustar seu estilo para atender às necessidades de sua equipe mostra flexibilidade e gera respeito.

Analise o estilo natural de cada membro da equipe. Eles são introvertidos ou extrovertidos? Bom em interação individual? Naturalmente talentoso em atendimento ao cliente, números ou apresentações?

Ao entender cada pessoa, você pode ajudá-la a se comprometer com as metas de negócios de uma forma que se encaixe em suas habilidades e motivações.

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