Imagem

Auditoria Contábil em 2024: Para que serve e quando fazer?

A auditoria das demonstrações contábeis é composta por um conjunto de procedimentos que visam verificar se os relatórios contábeis estão adequados em relação a: posição financeira e patrimonial, resultado das operações, alterações no patrimônio líquido e origens e aplicações de recursos da entidade auditada, de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade e legislação específica aplicável.

O que é auditoria contábil? 

A auditoria contábil envolve a análise das atividades realizadas por uma empresa, independentemente do seu porte. Através da auditoria contábil, podemos verificar se o desempenho da empresa está alinhado com o planejado e se está em conformidade com as normas estabelecidas pela legislação aplicável.

Existem dois tipos de auditoria: a auditoria interna e a auditoria externa. Vamos entender quais são as principais diferenças entre elas?

Auditoria interna 

A auditoria interna é aquela realizada pelos funcionários da própria empresa. Através dela, os colaboradores avaliam a adequação e eficácia dos controles internos, além das informações divulgadas nas demonstrações contábeis e nos relatórios financeiros e operacionais.

O objetivo da auditoria interna é agregar valor às operações, contribuindo para a concretização de metas e resultados. Além disso, por meio de seus processos, também é possível medir a qualidade dos registros e a segurança dessas informações.

Auditoria Externa 

Já a auditoria externa, ou auditoria independente, é realizada por terceiros. Ela desempenha as mesmas funções que a auditoria interna, no entanto, seu papel é atender aos interesses de investidores, instituições e do governo.

Desde 1976, a Lei Nº 6.385 prevê que “somente as empresas de auditoria contábil ou auditores contábeis independentes, registrados na Comissão de Valores Mobiliários poderão auditar, para os efeitos desta Lei, as demonstrações financeiras de companhias abertas e das instituições, sociedades ou empresas que integram o sistema de distribuição e intermediação de valores mobiliários”.

Origem da Auditoria Contábil

A auditoria surgiu como consequência da necessidade de confirmar os registros contábeis, devido ao surgimento das grandes empresas e à importância do lucro expresso nas demonstrações contábeis. Sua evolução ocorreu em paralelo ao desenvolvimento econômico e ao surgimento de grandes empresas financiadas por várias pessoas.

A auditoria contábil teve suas origens na Inglaterra, que foi a primeira nação a abrigar grandes empresas comerciais e a instituir o imposto sobre a renda.

Além disso, na Inglaterra, a auditoria das contas públicas já era praticada desde 1314.

 Quais informações devem ser divulgadas durante o processo de auditoria?

  • Todas as informações relacionadas aos procedimentos;
  • Documentos, locais e pessoas necessários;
  • Declarações de que os procedimentos estão sendo realizados;
  • Implementar as ações corretivas indicadas no relatório;
  • Investigar e sugerir melhorias nos processos.
Auditoria Contábil

Qual é a função da auditoria contábil?

A função da auditoria contábil é apurar, analisar e validar as contas de uma empresa, levando em consideração as entradas e saídas de recursos. Além disso, a auditoria deve observar o saldo das operações realizadas e a qualidade dos processos internos.

Conforme mencionado anteriormente, essa tarefa pode ser realizada por um funcionário interno da empresa ou por um auditor independente. No entanto, ambas as formas devem ser realizadas com seriedade, responsabilidade, honestidade e ética.

 Principais objetivos da auditoria contábil 

O principal objetivo dessa tarefa é verificar os resultados e informações em uma auditoria das demonstrações contábeis e relatórios financeiros da organização.

O relatório da auditoria deve indicar se a situação patrimonial da empresa é compatível com os números encontrados. Além disso, permite o planejamento de ações estratégicas de médio e longo prazo.

Isso ocorre porque a auditoria das demonstrações contábeis confronta as informações divulgadas em relatórios, como o Balanço Patrimonial e a Demonstração de Resultado do Exercício, com os dados informados no Demonstrativo de Fluxo de Caixa.

Em alguns casos, a auditoria contábil também pode verificar os processos internos relacionados ao fluxo de informações financeiras da empresa, desde a organização dos dados até a publicação dos resultados.

Dessa forma, qualquer departamento responsável pela elaboração de orçamentos, relatórios financeiros ou demonstrações contábeis pode ser sujeito a auditoria.

Auditoria fiscal, contábil e financeira: conheça as diferenças entre esses tipos Uma mesma empresa pode realizar auditorias contábeis, financeiras e fiscais. Mas afinal, qual é a distinção entre elas?

Auditoria fiscal 

A auditoria fiscal é responsável por apurar os valores que devem ser destinados ao pagamento de impostos e quaisquer outras taxas que a empresa deva pagar de acordo com seu faturamento ou lucro líquido.

 Auditoria contábil 

Enquanto isso, a auditoria contábil verifica como a documentação da empresa é tratada e se seus valores correspondem aos resultados efetivamente gerados pela empresa em um determinado período.

 Auditoria financeira 

O papel da auditoria financeira é avaliar a eficiência do controle financeiro de uma organização, seus valores e documentações comprobatórias.

A Auditoria Contábil desempenha um papel importante no contexto da Contabilidade Tributária. A conexão entre essas duas disciplinas é essencial para garantir que as empresas estejam em conformidade e sejam financeiramente eficientes. Durante uma auditoria contábil, são avaliados não apenas os registros financeiros, mas também os procedimentos fiscais adotados. Isso inclui uma análise detalhada das práticas contábeis relacionadas aos impostos. A qualidade e precisão da Contabilidade Tributária são aspectos examinados de perto durante a auditoria, garantindo que a empresa esteja seguindo corretamente as normas fiscais vigentes. Para saber mais sobre como esses dois campos estão interligados e como a Contabilidade Tributária pode ser melhorada, leia o artigo completo. Leia mais

No entanto, é importante ter em mente que tanto a auditoria contábil quanto a fiscal e a financeira estão relacionadas de maneiras diferentes ao capital da empresa – seja na apuração de resultados, seja no cálculo dos tributos.

Vantagens da auditoria das demonstrações contábeis

Para a administração da empresa:

  • Fiscaliza a eficiência dos controles internos;
  • Assegura maior correção dos registros contábeis;
  • Opina sobre a adequação das demonstrações contábeis;
  • Dificulta desvios de bens patrimoniais e pagamentos indevidos de despesas;
  • Possibilita a apuração de omissões no registro das receitas, na realização oportuna de créditos ou na liquidação oportuna de débitos;
  • Contribui para obtenção de melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da empresa auditada;
  • Aponta falhas na organização administrativa da empresa e nos controles internos.

Para os investidores e titulares do capital (sócios):

  • Contribui para maior exatidão das demonstrações contábeis;
  • Possibilita melhores informações sobre a real situação econômica, patrimonial e financeira da empresa auditada;
  • Assegura maior exatidão dos resultados apurados.

Para o fisco:

  • Permite maior exatidão das demonstrações contábeis;
  • Assegura maior exatidão dos resultados apurados;
  • Contribui para maior observância das leis fiscais.

Para a sociedade como um todo:

  • Maior credibilidade das demonstrações contábeis da entidade auditada;
  • Assegura a veracidade das informações, das quais dependerá a tranquilidade quanto à sanidade das empresas e garantias de empregos;
  • Informa o grau de solidez e a evolução da economia nacional (através das demonstrações contábeis).

Em conclusão:

  • Agilidade na identificação de falhas administrativas ou no controle financeiro interno À medida que o seu negócio cresce, a complexidade e o número de relatórios financeiros e dados fiscais a serem gerenciados também aumentam. A auditoria interna permite que você identifique problemas de forma rápida e eficiente.
  • Validar relatórios, documentos e demonstrações contábeis A auditoria também oferece uma oportunidade adicional para uma análise detalhada de relatórios, documentos ou demonstrações contábeis. Afinal, o auditor tem a liberdade de expressar sua opinião sobre como os valores são apurados e demonstrados.
  • Adaptar os processos contábeis aos padrões internacionais Se você deseja atrair investimentos estrangeiros, é necessário adequar os processos contábeis da sua empresa, sem deixar de atender também aos requisitos nacionais.
Auditoria Contábil

Estar sempre em dia com as leis fiscais 

A auditoria contábil é uma ferramenta essencial para identificar falhas administrativas e problemas no controle financeiro interno, garantindo agilidade na identificação e correção. Além disso, a auditoria valida relatórios, documentos e demonstrações contábeis, proporcionando uma análise detalhada dos valores apurados e demonstrados. 

Outra vantagem é a possibilidade de adaptar os processos contábeis aos padrões internacionais, atraindo investimentos estrangeiros, e estar sempre em dia com as leis fiscais, evitando multas e sanções. Um software como o Rupee pode ser uma importante ferramenta na auditoria das demonstrações contábeis, facilitando o rastreamento de ações, análise de documentos e registros, oferecendo insights abrangentes e notificações automáticas para auxiliar o auditor em suas atividades.

Como um software pode ajudar na auditoria das demonstrações contábeis?

O Rupee se torna uma ferramenta essencial no cotidiano do auditor contábil. Com acesso detalhado aos logs e históricos, ele consegue rastrear cada ação no sistema, o que é fundamental para uma auditoria minuciosa.

Para as empresas que medem o grau de governança corporativa e de controle essa função é ideal e um grande diferencial de todos os competidores que gerenciam tarefas contábeis.

O sistema tem a capacidade de analisar documentos e registros contábeis de forma eficiente e permite ao auditor garantir a precisão e conformidade nas operações financeiras. Além disso, revisar as atividades facilita a identificação rápida de erros ou inconsistências, possibilitando correções imediatas.

Os relatórios específicos disponíveis para auditoria oferecem insights abrangentes, economizando tempo que seria gasto na coleta manual de dados. A restrição de acesso mantém o foco nas responsabilidades de auditoria, otimizando a eficiência do processo.

Para um auditor contábil, receber notificações automáticas sobre prazos e eventos críticos, faz a plataforma se mostrar que é uma ferramenta valiosa para garantir que nada seja perdido de vista. Em resumo, o Rupee não apenas agiliza a auditoria contábil do profissional, mas também proporciona uma visão detalhada e segura das operações, resultando em eficiência e qualidade no trabalho diário.

Sistema desenhado para Auditores

O sistema está preparado para um perfil de acesso exclusivo para um Auditor Fiscal. O perfil de acesso “Auditor” no Rupee é projetado para indivíduos que desempenham funções relacionadas à auditoria e análise detalhada das atividades dentro do sistema. Algumas características e permissões associadas a esse perfil podem incluir:

 Acesso a Logs e Históricos:

Permissão para visualizar registros detalhados de ações realizadas no sistema, proporcionando uma trilha completa de atividades.

Análise de Documentação:

Capacidade de revisar documentos e registros contábeis para garantir precisão, conformidade e integridade.

Revisão de Atividades:

Autoridade para revisar atividades realizadas por outros usuários, com ênfase na identificação de erros ou inconsistências.

Relatórios Específicos:

Acesso a relatórios específicos relevantes para auditoria e análise, fornecendo insights abrangentes sobre as operações contábeis.

Acesso Restrito:

Restrição de acesso a funcionalidades que não estão diretamente relacionadas às atividades de auditoria, mantendo o foco nas responsabilidades específicas desse perfil.

Notificações e Alertas:

Recebimento de alertas automáticos sobre atividades críticas, prazos e eventos que requerem atenção imediata.

Esse perfil visa fortalecer a capacidade de auditoria e garantir que as práticas contábeis estejam em conformidade, além de proporcionar uma visão detalhada das operações para análises críticas.

Sumário Das Normas de Auditoria

Resolução CFC nº 1.019, de 18-02-05. Dispõe sobre o Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), e dá outras providências;

Resolução CFC nº 1.202, de 27-11-09. Aprova a NBC TA ESTRUTURA CONCEITUAL – Estrutura Conceitual para Trabalhos de Asseguração;

Resolução CFC nº 1.203, de 27-11-09. Aprova a NBC TA 200 – Objetivos Gerais do Auditor Independente e a Condução da Auditoria em Conformidade com as Normas de Auditoria;

Resolução CFC nº 1.207, de 27-11-09. Aprova a NBC TA 240 – Responsabilidade do Auditor em relação à Fraude, no Contexto da Auditoria das Demonstrações Contábeis;

Resolução CFC nº 1.208, de 27-11-09. Aprova a NBC TA 250 – Consideração de Leis e Regulamentos na Auditoria de Demonstrações Contábeis;

Resolução CFC nº 1.209, de 27-11-09. Norma Brasileira de Contabilidade. NBC TA 260 (R1), de 24-01-14. Altera a NBC TA 260 que dispõe sobre comunicação com os responsáveis pela governança;

Resolução CFC nº 1.210, de 27-11-09. Aprova a NBC TA 265 – Comunicação de Deficiência de Controle Interno;

Resolução CFC nº 1.211, de 27-11-09. Aprova a NBC TA 300 – Planejamento de Auditoria de Demonstrações Contábeis;

Norma Brasileira de Contabilidade. NBC TA 315, de 24-01-14. Dá nova redação à NBC TA 315 que dispõe sobre a identificação e a avaliação dos riscos de distorção relevante por meio do entendimento da entidade e do seu ambiente;

Resolução CFC nº 1.213, de 27-11-09. Aprova a NBC TA 320 – Materialidade no Planejamento e na Execução da Auditoria.

Conteúdos que você pode gostar

Contabilidade tributária: desafios e soluções eficientes

A contabilidade tributária é uma área crucial para todas as empresas que desejam operar de maneira legal e sustentável no cenário empresarial. Com a complexidade das leis fiscais, regulamentações em constante mudança e o volume massivo de informações a serem processadas, a

Ler mais »

Tecnologia e Contabilidade: o que muda para o contador?

À medida que o tempo passa, mais a tecnologia avança rumo a transformação digital. Em um processo irreversível, inúmeras atividades e profissões vem sendo modernizadas, dando lugar a ferramentas e sistemas inteligentes. Segundo o mesmo ritmo, a contabilidade tem apresentado atualizações efuncionalidades

Ler mais »

Gestão contábil: qual o papel da tecnologia.

A gestão contábil é uma área fundamental para qualquer empresa, independentemente do seu porte ou segmento de atuação. A precisão e eficiência na gestão das informações financeiras são cruciais para o sucesso dos negócios. Com o avanço da tecnologia, diversas ferramentas e

Ler mais »

Novidade do Whatsapp que todo contador vai amar

Novidade do Whatsapp permite enviar mensagem para o seu próprio número e guardar arquivos ou fazer anotações. Que o whatapp é o app oficial da maioria dos profissionais de contabilidade todos já sabem, e que a maioria usa o aplicativo para além

Ler mais »
Logo Rupee - Horizontal - Branca (Sem Slogan)

Não fique para trás e junte-se ao grupo de empresas que estão inovando o processo decisório.

Contato

Telefone: 0800 020 8726

E-mail: contato@rupee.com.br

Consulte as vagas abertas no time Rupee

Conheça nossas soluções

RUPEE TECNOLOGIA LTDA - CNPJ 28.800.832/0001-01. Todos os direitos reservados. | Endereço: R. da Quitanda, 159 – 8º andar – Centro, Rio de Janeiro – RJ, 20091-005

Precisa de ajuda?

Preencha o formulário abaixo para falar com a equipe da Rupee pelo WhatsApp.

Marketing by